Atlético-GO

Atlético-GO conhece rival na Copa do Brasil 2024 nesta terça-feira (30)

Dragão dá atenção ao torneio pelo retorno esportivo e financeiro

Publicado em

Foto: Atlético-GO
— Continua depois da publicidade —

O Atlético-GO conhece, nesta terça-feira (30), o seu adversário na primeira fase da Copa do Brasil 2024. O Dragão, que está no pote A e enfrentará um time do pote F (confira as possibilidades abaixo). O evento começa às 15h na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O atual campeão da competição nacional, que rende premiações milionárias anualmente e dá a este time uma vaga na Libertadores do ano seguinte, é o São Paulo.

Rivais dos quatro cantos do Brasil

A variedade regionais de times no pote F é tão grande que ainda é impossível saber para onde o Atlético-GO irá viajar e que condições irá enfrentar na partida única da primeira fase da Copa do Brasil de 2024. São quatro times do Nordeste, três do Sul, um do Sudeste, um do Norte e um do Centro-Oeste. Por estar em uma melhor posição no ranking da CBF, o Dragão será visitante no jogo contra qualquer um dos adversários.

Publicidade

Os nordestinos da lista frequentemente disputam a competição nacional: ASA-AL, Moto Club-MA, Sousa-PB e Fluminense-PI. Todos eles, inclusive, estão garantidos na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D em 2024. Porém, se tratando da Copa do Brasil, apenas a equipe alagoana possui uma grande história para contar já que, em 2002, eliminou o Palmeiras em pleno Palestra Itália. Alerta para o Atlético-GO.

As equipes do Sul também estão representadas neste pote F. Maringá e Cianorte, ambos do Paraná, e o Marcílio Dias, de Santa Catarina, podem jogar diante do Atlético-GO. Além de estarem fazendo boas campanhas em seus respectivos estaduais, vale a atenção especialmente para o Maringá que, em 2023, conseguiu a façanha de vencer o Flamengo por 2 x 0 no estádio Willie Davids. Porém, tal como o Dogão, os outros dois times possuem o mando de campo como ponto forte em busca de vaga.

Do sudeste, o Real Noroeste-ES pode ser o adversário do Dragão. E vale ficar atento, afinal, a equipe venceu as últimas três edições do Campeonato Capixaba que, ainda que esteja longe de ser um dos estaduais mais importantes do Brasil, conta com times tradicionais, como o Vitória, a Desportiva Ferroviária e o novato Nova Venécia. Até aqui, porém, o atual tricampeão faz campanha modesta: é apenas o 7º colocado na classificação.

No centro-oeste, o rival do Atlético-GO pode ser o União Rondonópólis-MT. Experiente na Copa do Brasil, a equipe mato-grossense busca fazer uma melhor apresentação do que a demonstrada nos anos anteriores, marcados por quedas precoces. E, até aqui, pelo menos no campeonato estadual, a tarefa tem sido bem feita. Afinal, são três vitórias em três jogos e a liderança do torneio. O time, neste momento portanto, supera o Cuiabá que, mais uma vez, joga a Série A do Brasileirão.

Por fim, na região Norte, um possível adversário do Atlético-GO vem do Pará. O Águia de Marabá não é apontado como um grande candidato a vencer o Campeonato Paraense de 2024, mas tem uma camisa pesada no estado. Na Copa do Brasil, em 2009, chegou a vencer um jogo contra o Fluminense, no Mangueirão. Porém, o momento atual é difícil. Em três jogos, ainda não venceu no estadual e sofreu uma dura derrota para o Paysandu, em casa, por 3 x 0.

Dragão busca superar histórica campanha de 2010

Além da premiação, importante para a temporada, o Atlético-GO busca superar a histórica campanha de 2010, a melhor do time na Copa do Brasil. Após eliminar o Assú-RN por 3 x 0 na primeira fase, o Dragão superou adversários duros (Bahia, Santa Cruz e Palmeiras) para chegar até a semifinal da competição, contra o também surpreendende Vitória. O triunfo por 1 x 0, em Goiânia, na partida de ida, porém, não foi suficiente para ficar com a vaga. No Barradão, o Leão baiano fez 4 x 0 e foi para a final onde, no detalhe, foi derrotado pelo Santos de Neymar, Robinho e Dorival Júnior.

Importante destacar que, em 2022, o Atlético-GO ficou perto de repetir a façanha de 2010. Porém, uma dura eliminação para o Corinthians, nas quartas de final, pôs fim ao sonho da inédita conquista. Após vencer a partida de ida no Antônio Accioly por 2 x 0, o Dragão não aguentou a pressão corintiana no jogo de volta e foi goleado por 4 x 1 (com direito a três gols de Yuri Alberto).

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile