Atlético-GO

Atlético-GO busca título inédito na Copa São Paulo de Futebol Júnior

Atlético-GO estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior na próxima quarta-feira (3), contra o Operário-PR, em Tupã-SP.

Publicado em

(Foto: Heber Gomes/Mais Goiás)
— Continua depois da publicidade —

O Atlético-GO inicia, na próxima quarta-feira (3), a sua participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024. Contra o Operário-PR, na cidade de Tupã (SP), os meninos do Dragão buscam a primeira vitória no torneio nacional para alimentar o sonho da conquista de um título inédito. A bola rola às 15h15 no estádio Municipal Alonso Carvalho Braga, local sede dos jogos do time na primeira fase.                                                                                                                                                         

Para a disputa do torneio, o técnico Allan Santiago convocou 26 jogadores, mas terá de cortar três para a lista final a ser enviada para a organização da competição. A ideia do Dragão é superar a campanha da Copa São Paulo de 2023, quando o clube caiu nos pênaltis para a Juazeirense-BA, na segunda fase, e buscar jovens atletas com potencial de integrar o time profissional, que voltará a disputar a Série A do Brasileirão.

GRUPO E ADVERSÁRIOS

Publicidade

Sorteado para entrar no grupo 9 da competição, o Atlético-GO terá pela frente o Tupã (SP), equipe da casa e último rival do Dragão na primeira fase, e os tradicionais Guarani (SP) e Operário (PR). Conheça um pouco mais dos rivais do time goiano nesta fase:

Guarani-SP: Único integrante do grupo 9 que já conquistou a competição. Em 1994, nos pênaltis, o Bugre venceu o São Paulo na final e venceu o torneio pela primeira e única vez. Com poucos dias de trabalho, o técnico Jairo Luís Blummer será o responsável por tentar levar os paulistas ao mata-mata. Em 2023, o time até passou da primeira fase da Copinha, mas, derrotado pelo Athletico por 1 a 0, caiu na primeira eliminatória.

Operário-PR: O time paranaense será o primeiro rival do Atlético-GO na Copinha. A equipe de Ponta Grossa, que recentemente começou a marcar presença no torneio nacional, busca superar a impressão ruim que passou em 2023, onde sequer venceu uma partida. Nesta edição, o Fantasma será comandado pelo ex-zagueiro Sandro Forner, que também já treinou o Coritiba.

Tupã-SP: Time dono da casa mas sem grandes perspectivas de classificação na Copinha. Os jovens da equipe paulista buscam pelo menos conquistar mais resultados positivos do que os mostrados em 2023. Lanterna em um grupo até mais modesto do que o de 2024, com Cuiabá, Velo Clube-SP e Paraupebas-PA, o time da casa chegou a sofrer a maior goleada da competição: 10 a 0 para o Cuiabá.

ORDEM DOS JOGOS

1ª rodada: Atlético-GO x Operário-PR  (03/01, 15h15) – Estádio Municipal Alonso Carvalho Braga

2ª rodada: Atlético-GO x Guarani-SP (06/01, 15h15) – Estádio Municipal Alonso Carvalho Braga

3ª rodada: Tupã-SP x Atlético-GO (09/01, 15h15) – Estádio Municipal Alonso Carvalho Braga

SEDE

Com uma população de 63.928 habitantes, de acordo com censo de 2022 do IBGE, a cidade de Tupã (SP) receberá os jogos do Dragão na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. As partidas do grupo (seis no total, divididas em três breves rodadas), serão realizadas no estádio Municipal Alonso Carvalho Braga. Principal estádio da cidade, ele passou por uma reforma interna no final de 2022 para receber as partidas da Copinha de 2023. À época, a prefeitura da cidade realizou um investimento no local para atender as exigências da Federação Paulista de Futebol (FPF), cumpridas a tempo antes do início da competição.

REGULAMENTO

A 54ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior será disputada em sete fases. Participam da primeira fase 128 clubes, divididos em 32 grupos. Eles jogarão entre si, em turno único, classificando-se para a segunda fase os dois clubes que obtiverem o maior número de pontos ganhos em cada grupo ao final das três rodadas. Nas seis fases posteriores, incluindo a final, os times se enfrentam no sistema de mata-mata, em jogos únicos. A Final, como de costume, será disputada no dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo. Em novembro, o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, anunciou que a decisão da Copinha será no estádio do Pacaembu, fechado há quase três anos para reformas estruturais. Nas duas últimas edições, os títulos do atual bicampeão Palmeiras foram conquistados no Allianz Parque e no Canindé, respectivamente.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile