Atlético-MG
Atlético-MG iguala marca negativa como mandante em ano do rebaixamento
— Continua depois da publicidade —
O Atlético-MG terminou mais um jogo sem vencer como mandante neste Brasileirão. O empate diante do Red Bull Bragantino, em 1 a 1, decretou o sexto duelo sem vitória no Mineirão. Com isso, o Galo igualou uma marca negativa do ano do seu rebaixamento, em 2005.
O levantamento foi publicado pelo Superesportes. À época, o Atlético brigava para fugir do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, na reta final da competição, e ficou seis partidas sem vencer como mandante. A sequência de 2005 começou com um empate e foi finalizada com cinco derrotas seguidas.
No entanto, os números da campanha atual são “melhores”. No jejum de seis partidas, o Atlético empatou três vezes e foi derrotado em outra três oportunidades no Mineirão. Neste ano, o Galo tem apenas o 13º melhor desempenho como mandante, com 48,72% de aproveitamento, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.
A diferença de desempenho no Mineirão para o ano passado, quando o Atlético foi campeão brasileiro com a segunda melhor campanha da competição, é gritante. Em 2021, o clube alvinegro fechou a competição com incríveis 91% de aproveitamento. Foram 17 vitórias, um empate e uma derrota em casa.
Para tentar quebrar essa marca negativa, o Atlético terá uma tarefa duríssima. O próximo duelo como mandante será em três semanas, contra o atual líder do Brasileirão, o Palmeiras. O jogo acontecerá no dia 28, no Mineirão.