Atlético-MG
Atlético-MG perde como visitante na Libertadores após quatro anos
— Continua depois da publicidade —
O Atlético Mineiro perdeu na noite dessa terça-feira (18), para o Athletico Paranaense por 2 a 1 na Arena da Baixada. A partida foi válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Com o resultado adverso, a equipe mineira acumula duas derrotas em dois jogos pela competição e precisa de um aproveitamento quase perfeito nos próximos jogos para conseguir a classificação.
Além dos três pontos, o Galo deixou pelo caminho um tabu que durava desde a Libertadores de 2019. O Atlético defendia uma invencibilidade de 14 jogos atuando como visitante pela competição.
A última derrota aconteceu em 2019, para o Cerro Poteño do Paraguai. De lá para cá, o Galo jogou as edições de 2021 e 2022, além da fase de classificação deste ano. Durante o período, foram seis vitórias e oito empates jogando fora de Belo Horizonte.
Na edição de 2019, o Atlético caiu na fase de grupos, mas venceu a última partida como visitante. Nos anos de 2021 e 2022, o time mineiro foi eliminado nas semi e nas quartas, respectivamente, após dois empates. Em 2021 caiu pelo gol qualificado que ainda existia na oportunidade e em 2022 perdeu nos pênaltis.
Esse tabu foi o segundo maior da história, ficando atrás apenas do Palmeiras que ficou 20 partidas sem derrotas.
Agora o Atlético volta a campo no próximo domingo contra o Santos pelo Campeonato Brasileiro. A partida é muito importante para o resto da temporada alvinegro. Pode significar uma retomada ou aumentar de vez a crise vivida pela falta de desempenho e resultados.