Esportes olímpicos

Avanço do Covid-19 na cidade faz Maratona de Boston ser cancelada

Publicado em

Foto: Reprodução/Facebook
— Continua depois da publicidade —

Uma tradição de 123 anos foi quebrada. A organização da Maratona de Boston, anunciou que a prova, que é a mais antiga do mundo da modalidade, sendo disputada desde 1897, não será realizada em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. A prova seria disputada 20 de abril, foi remarcada para o dia 14 de setembro, mas os organizadores decidiram pelo cancelamento.

A Maratona de Boston normalmente ocorre na terceira segunda-feira de abril, dia do Patriota nos Estados Unidos. Recentemente, o prefeito da cidade, Marty Walsh, revelou que os leitos em hospitais lotaram e existe uma dificuldade para reduzir o número de novos casos de coronavírus e o aumento de óbitos forçaram as autoridades e a organização da prova optarem pelo cancelamento.

Apesar de toda sua importância e tradição, a Maratona de Boston não é considerada pela Federação Internacional de Atletismo para a homologação de recordes nacionais e mundiais por causa dos critérios estabelecidos pela entidade quanto a percursos que, pelas circunstâncias geográficas ou climáticas, possam ajudar os corredores a conseguir bons tempos.

Publicidade

Em 18 de abril de 2011, o queniano Geoffrey Mutai completou a maratona em 2 hora, 3 minutos e 2 segundos, quase um minuto abaixo do recorde mundial no percurso de maratonas. A marca, porém, não foi homologada como recorde mundial, nem os tempos pessoais e recordes nacionais conseguidos por outros corredores naquela edição.

O recorde de vitórias entre os homens na Maratona de Boston permanece imbatível há mais de 80 anos. Entre os anos de 1911 e 1930, o norte-americano Clarence DeMar ganhou a prova por sete vezes, feito jamais alcançado até hoje. A última vitória dele, em 1930, também fez dele o vencedor mais velho da prova, com 42 anos. Entre as mulheres, a recordista é a Catherine Ndereba, vencedora em quatro oportunidades, entre 2000 e 2005.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile