Esportes olímpicos
Baby e Bia Souza levam bronze em último dia do individual no Mundial de Judô
— Continua depois da publicidade —
No último dia de disputas individuais do Mundial de Judô em Doha, no Catar, o Brasil conquistou as primeiras medalhas do país. Nas categorias pesadas, Bia Souza e Rafael Baby venceram seus confrontos e conseguiram conquistar duas medalhas de bronze e evitar terminar a competição sem nenhum pódio.
Bia Souza entrou no tatâme primeiro e conseguiu vencer com um Ippon. A brasileira enfrentou a sul-coreana Hayun Kim e em uma luta equilibrada conseguiu aplicar o golpe após os primeiros dois minutos de luta.
Rafael Baby também teve um confronto muito complicado contra o atual líder da categoria +100kg, Temur Rakhimov. Os dois lutadores travaram um duelo difícil, com poucas iniciativas e que chegou ao fim do tempo regular com punições por falta de combate. Na prorrogação, o brasileiro aplicou um wazari e venceu no golden score.
As medalhas evitam o Brasil voltar a ficar a etapa individual sem nenhum pódio. A última vez que isso aconteceu foi em 2009, quando o país vivia troca de gerações tanto no masculino como no feminino. Em 2023, alguns dos principais judocas verde-amarelo não estavam à disposição como Mayra Aguiar, Daniel Cargnin e Larissa Pimenta.