Geral

Conheça o retrospecto do novo treinador do Bahia

O Bahia  definiu seu novo treinador. Na noite deste sabado (9), Rogerio Ceni aceitou a proposta oferecida pelo Bahia para comandar o Tricolor de Aço e assinou contrato até 2025

Publicado em

— Continua depois da publicidade —

Bahia  definiu seu novo treinador. Na noite deste sabado (9), Rogerio Ceni aceitou a proposta oferecida pelo Bahia para comandar o Tricolor de Aço e assinou contrato até 2025

+ LEIA MAIS

Conhecido por seu modo elétrico à beira do gramado, o ex- jogador retorna ao cargo de técnico com altas expectativas para mudar o rumo do Bahia que teve um início de ano atípico. Ceni estava sem emprego desde abril, quando foi demitido do São Paulo após mais de um ano e meio de trabalho no clube. Aos 50 anos, o treinador terá a sétima experiência como treinador no quinto clube diferente. Com duas passagens pelo São Paulo, duas pelo Fortaleza, uma por Flamengo e uma por Cruzeiro

Publicidade

Ceni chegou ao São Paulo em outubro de 2021, no mesmo dia que a demissão de Hernán Crespo foi anunciada. Desde então, foram 107 jogos, com 50 vitórias, 28 empates e 29 derrotas. O último jogo comandado por Ceni foi a vitória contra o Puerto Cabello, por 2 a 0, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Esta foi a segunda passagem de Ceni como treinador do Tricolor. A primeira tinha acontecido em 2017, mas o comandante deixou o cargo após 37 jogos. Entretanto, mais uma vez, deixou o CT da Barra Funda sem nenhum título – diferente da era tão vitoriosa e de idolatria que teve como jogador.

A passagem do ex-goleiro como técnico do São Paulo foi marcada pelos ‘vices’. Mesmo que tenha enfatizado que sua maior meta era ser campeão, não conseguiu concretizar. Em 2022, chegou até a final do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras, mas foi derrotado. Inclusive, este foi visto como um dos grandes vexames da temporada passada. Isso porque o Tricolor estava com uma vantagem por 3 a 1 no jogo de ida, e a equipe de Abel Ferreira virou o resultado após uma goleada por 4 a 0.

Na Copa Sul-Americana, mesmo com o Tricolor sendo visto como um dos grandes favoritos acabou ficando com o vice campeonato.

No Brasileirão, não ficou próximo da taça, mas próximo da classificação para a Copa Libertadores. Porém, por uma posição não conseguiu. Na Copa do Brasil, encerrou sua participação na semifinal, após ser derrotado pelo Flamengo.

Com longa trajetória no futebol nordestino, inclusive, foi onde o ex-goleiro teve maior sucesso como treinador,  no Fortaleza, entre 2018 e 2019. Na ocasião, ele foi campeão da Série B, da Copa do Nordeste 2019, além de bicampeão cearense. Depois, Ceni teve uma passagem curta e apagada pelo Cruzeiro, com apenas oito jogos.

+ Para ficar por dentro de tudo que acontece no Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

O treinador então voltou para o Fortaleza, fez 42 jogos, até decidir aceitar proposta para treinar o Flamengo. No clube carioca, voltou a alcançar conquistas com o Brasileirão 2020, além da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca de 2021. Ao todo, em 285 jogos à beira do gramado, venceu 137, empatou 67 e perdeu 81. 

O novo treinador do Bahia desembarca em Salvador neste domingo. O primeiro contato com o elenco e coletiva de imprensa será na segunda-feira. Com uma nova comissão técnica também contará com os auxiliares Charles Hembert, Leandro Macagnan e Nelson Simões, além do preparador físico Danilo Augusto.

O Bahia segue em meio a sequência de confrontos diretos na luta contra o rebaixamento.Na quinta-feira da semana que vem, 14 de setembro, o Esquadrão visita o Coxa no Couto Pereira, em Curitiba, às 20h.

E para você, torcedor do Tricolor? O novo treinador agradou ? O que o Bahia precisa para fugir dessa situação no Campeonato Brasileiro?

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile