Vasco
Barbieri fala sobre identidade do Vasco e boa fase de Alex Teixeira: ‘Vem melhorando a cada jogo’
— Continua depois da publicidade —
O Vasco venceu o Botafogo por 2 a 0 na noite da última quinta-feira (16), no Maracanã, e encerrou a sequência negativa de nove derrotas seguidas em clássicos. O técnico Maurício Barbieri refletiu sobre a vitória em sua entrevista coletiva e ressaltou a evolução do Vasco neste Carioca.
Assim como no clássico anterior, diante do Fluminense, o Cruzmaltino conseguiu criar chances de gol e envolver seu adversário. Na partida anterior, porém, faltou transformar as chances em gol. Contra o Botafogo, o volume de jogo resultou em gols de Alex Teixeira e Pedro Raul.
“A gente sempre trabalha e tem buscado soluções para criar bastante. É claro que a gente precisa ser mais efetivo, criamos muito contra o Fluminense, mas não conseguimos isso. Hoje deu certo. É sempre complicado este tema da eficiência. Temos 30 dias de trabalho e quase 10 jogos, então temos tido pouco tempo para treinar algumas situações, dentro delas essas questões técnicas. Como o intervalo é muito curto entre um jogo e outro, nós estamos focando mais na área tática. À medida que tivermos mais semanas abertas poderemos treinar mais essa questão da finalização”
Após um início de Carioca com tropeços, Barbieri já vê o Vasco numa curva de evolução e diz já estar conseguindo impor em campo algumas de suas ideias. No RB Bragantino, seu time era conhecido por sua ofensividade e intensidade e, segundo ele, pretende trazer o mesmo para o Cruzmaltino.
“Eu acho que a gente vem fazendo boas partidas, jogamos bem contra o Nova Iguaçu e contra o Resende, contra o Volta Redonda foi um ponto fora da curva. Mas acho que estamos tentando construir uma identidade de sempre buscar o gol quando tivermos com a bola. A ideia geral nós temos mantido e estou satisfeito neste momento”
Outro assunto importante na coletiva foi Alex Teixeira. O camisa 7 fez uma de suas melhores atuações desde o retorno na derrota contra o Flu e ontem voltou a atuar bem, inclusive marcando gol. Barbieri falou sobre a faixa de campo que espera que o atacante ocupe e o quão importante foi a preparação feita junto a ele ainda ma pré-temporada.
“Quando a gente fala dessa função de 10, vem um estereótipo muito marcado do que é o 10 tendo em vista a história do futebol brasileiro. Mas existem diferentes camisas 10. O Alex começou a carreira como um atacante de lado, mas agora vem jogando mais como um meia-atacante. E essa é a ideia, que ele flutue no espaço mais próximo ao Pedro, que ele consiga fazer os seus movimentos. E ele sempre fez muito gol. Acho que ele fez um bom jogo. Ele vem melhorando a cada jogo, no ano passado foi um outro contexto, e a gente teve um cuidado especial com ele na pré-temporada e agora estamos colhendo os frutos deste trabalho.”
Com a vitória, o Vasco alcançou o G4 da Taça Guanabara com 14 pontos; um à frente do Volta Redonda, que é o 5º, e dois atrás do Fluminense, que é o 3º. Na próxima rodada, o adversário será o Boavista, lanterna da competição.