Z - Agência ENM
Barco Phytoervas vence regata VelaShow em Ilhabela (SP)
— Continua depois da publicidade —
Neste sábado (15), a Regata VelaShow deu início à segunda etapa da Copa Mitsubishi 2024, em Ilhabela (SP).
O evento contou com a participação de grandes nomes da vela, incluindo o maior campeão olímpico do Brasil, Robert Scheidt. Tradicionalmente, esta regata é um aquecimento para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que ocorre em julho.
Organizado pelo Yacht Club de Ilhabela, o evento reuniu mais de 30 barcos das classes ORC, BRA-RGS, RGS Cruiser, C-30 e HPE-25. As provas foram realizadas na Ponta das Canas, com ventos iniciando a 5 nós e aumentando ao longo da tarde.
Os prêmios foram entregues no YCI pelos organizadores do VelaShow, Edilberto Almeida, Paulo Almeida e André Almeida, que prestigiaram os atletas no local. A feira náutica, em sua quarta edição, termina neste domingo (16) na Escola de Vela Lars Grael, também em Ilhabela.
Na classe ORC, considerada a mais competitiva da vela oceânica, o barco Phytoervas foi o vencedor das duas regatas deste sábado (15). O segundo lugar ficou com o Phoenix e o terceiro com o King.
“Foi um dia fantástico. Largamos bem, observando os adversários, e chegamos sempre bem na boia de contra-vento. O vento foi aumentando gradualmente, proporcionando um dia de sol e rajadas. Foi uma experiência muito positiva,” comentou Alexandre Wissenbach, do Phytoervas 4Z, co-patrocinado pela Galapagos Capital.
Na classe C-30, após três provas, o barco Relaxa/Building, comandado por Tomas Mangabeira, destacou-se ao vencer, superando o Bravo, de Jorge Berdasco, e o Tonka, de Damian Pons, que contou com o reforço de Robert Scheidt a bordo.
O Ginga venceu na classe HPE-25, à frente do Espetáculo e do Barco Brasil. “É muito gratificante participar deste evento e divulgar nossa campanha de Volta ao Mundo em duplas Globe40, que começará no próximo ano. Também estamos com um estande no VelaShow,” compartilhou José Guilherme Caldas, comandante do Barco Brasil, anteriormente conhecido como Mussulo.
Na classe BRA-RGS, o campeão foi o Beleza Pura, comandado por Ferraz. Esta classe teve a maior quantidade de veleiros, com 16 barcos, e realizou apenas uma regata no dia. A Copa Mitsubishi 2024 continua neste domingo (16) com mais regatas em Ilhabela (SP).