Futebol Internacional
Basel surpreende e bate a Fiorentina no Artemio Franchi
— Continua depois da publicidade —
Os suíços aprontaram na Itália! Jogando com inteligência, o Basel vence a Fiorentina de virada, por 2 a 1, no Artemio Franchi, Florença, pelo jogo de ida das semifinais da UEFA Conference League. Os gols foram marcados por Diouf e Amdouni, para o Basel. Arthur Cabral, que já atuou pelo time suíço, descontou para a viola.
Com a vitória, o Basel leva a vantagem do empate para o jogo de volta, que acontece dia 18/05, às 16h (Brasília) no Estádio St. Jakob-Park, na Basileia.
Primeiro tempo
Tentando comandar as ações, a Fiorentina começou o jogo mantendo a posse de bola e empurrando a equipe suíça no seu campo de defesa, que por sua vez pressionava forte na marcação. Usando bem os lados do campo, a viola não demorou a criar a primeira chance na partida, já que aos quatro minutos, após bom cruzamento de Biraghi, Arthur Cabral cabeceou a esquerda do gol de Hitz.
Mas aos sete minutos, susto do Basel. Após grande lançamento Pelmard, Amdouni recebeu nas costas da defesa da Fiorentina, avançou e rolou para Augustin, que sozinho, tocou para o fundo das redes de Terracciano. Porém, o gol foi anulado, já que o atacante suíço estava impedido na origem do lançamento.
O susto acordou o time italiano, que passou a ser mais agressivo no campo de ataque. Aos quatorze minutos, Ikoné fez ótima jogada individual, cortou para dentro e chutou para boa defesa do goleiro do Basel.
E quem acha que o Basel ia ficar acuado, se enganou. Após ótima jogada pela direita, a bola foi cruzada pra área e Diouf pegou de primeira para grande defesa de Terracciano. Aos vinte e dois minutos, mais uma boa chance, agora com Kasim Adams, que após escanteio, testou a esquerda do gol da viola.
Porém, o maior volume de jogo dos italianos foi premiado. Aos vinte e cinco minutos, escanteio para a Fiorentina. A bola foi levantada na área e Martinez Quarta, no segundo pau, testou para a pequena área. A bola foi em direção ao brasileiro Arthur Cabral, que sozinho, escorou para o fundo das redes. 1 a 0 Fiorentina. Esse foi o sétimo gol do atacante na UEFA Conference League, se isolando na artilharia do torneio.
Aos trinta e nove minutos, mais uma boa jogada da viola. Após bom lançamento de Biraghi, pela direita, Gonzáles recebe livre dentro a área, mas o goleiro Hitz, em saída providencial, chega um segundo antes do atacante da Fiorentina e faz a defesa.
Segundo tempo
A segunda etapa começou em um ritmo mais lento, com as duas equipes se estudando. O Basel tentava trabalhar mais a bola, levando ela a frente na base dos passes curtos e muita aproximação. Já a Fiorentina marcava de perto, porém não conseguia parar os passes suíços.
E o bom início do Basel quase deu frutos. Aos cinquenta minutos, após escanteio, Calafiori subiu mais que a zaga da viola e testou rente ao travessão do goleiro Terracciano. Aos cinquenta e quatro, resposta da Fiorentina. Mandragora recebeu na área, e de virada, bateu rente ao travessão do goleiro do Basel.
O que prometia ser um segundo tempo animado, na realidade ficou extremamente arrastado, em que nenhuma das duas equipes conseguia prevalecer em campo. Para se ter uma ideia, até os vinte e cinco minutos (setenta do tempo total) só tivemos quatro chutes, sendo somente um em direção ao gol.
Mas com três toques o jogo pegou fogo. Aos setenta e um minutos, Hitz bateu tiro de meta rasteiro em direção a Diouf no meio de campo. O meia deu um passe de calcanhar para Xhaka, que devolveu de primeira para Diouf. O francês avançou em velocidade, deixou a zaga da Fiorentina para trás e bateu na saída de Terracciano. Golaço do Basel. 1 a 1 no Artemio Franchi.
O Basel passou a se arriscar mais e acreditar na virada. E ela quase veio aos oitenta minutos, quando após escanteio cobrado pela direita, Kasim Adams cabeceou rente ao poste direito do gol de Terracciano.
E não falam que “quem não arrisca não petisca”? O Basel arriscou e petiscou, já nos acréscimos. Após escanteio pela direita, a bola sobrou no segundo poste para Males, que cruzou rasteiro para a área. A bola foi na direção de Amdouni que bateu de primeira, sem chance para o goleiro da viola. 2 a 1 Basel, placar final e festa visitante em Florença.