Futebol Internacional
Bayern derrota o Borussia Dortmund por 3 a 2 e conquista a Supercopa da Alemanha
— Continua depois da publicidade —
Com vitória por 3 a 2, o Bayern de Munique conquistou a Supercopa da Alemanha contra o Borussia Dortmund nesta quarta-feira (30) na Allianz Arena.
O primeiro tempo foi movimentado com três gols e 10 finalizações, com maior volume de jogo para os bávaros. O Bayern abriu o placar com Tolisso no rápido contra-ataque aos 17 minutos e ampliou na cabeça de Müller com 31 minutos de partida. O Borussia diminuiu a desvantagem ao aproveitar falha na saída de jogo adversária, com Haaland indo às redes aos 38 minutos.
Na segunda etapa, o Borussia voltou com mais volume de jogo e rapidamente empatou aos 9 minutos com Haaland batendo colocado no canto esquerdo. Aos 13, quase conseguiu a virada em mais um lance do artilheiro que recebeu a bola nas costas da defesa bávara e parou apenas na defesa do Neuer. Depois de diversas alterações, incluindo a saída de Haaland, o Borussia perdeu intensidade e o jogo caiu de produção.
Em uma das poucas chances reais de gol no 2º tempo, o Bayern marcou o gol da vitória com Kimmich que, mesmo caído dentro da área, conseguiu aproveitar o rebote.
Este foi o 4º título de Supercopa para o Bayern, que igualou o Borussia na quantidade de títulos conquistados da competição.
O JOGO
Os primeiros minutos foram equilibrados com ambas equipes conseguindo anular as primeiras chances adotando comportamento defensivo seguro. Muller, Haaland e Passlack foram responsáveis pelas primeiras finalizações.
Aos 16 minutos, o Borussia estava crescendo no volume de jogo havia chegado com perigo pela primeira vez. Reus teve a oportunidade de bater forte na bola após enfiada de Haaland. A bola foi desviada por Hernández e originou escanteio.
Na cobrança de escanteio, a bola sobrou para o Bayern que acionou um rápido contra-ataque e pegou a defesa do Borussia desprevinida na transição. Davies passou para Coman, que achou Müller e esticou a bola para Lewsandowski cruzar ao Tolisso. O volante bateu de primeira e Hitz defendeu, mas aproveitou o rebote e marcar o primeiro gol, aos 17 minutos.
Com o placar aberto, o jogo esquentou e ficou mais aberto. Aos 19 minutos, o Borussia tentou responder em boa jogada de Brandt que dominou na área para Dahoud bater de primeira, mas a bola acabou saindo por cima. Aos 21 minutos, o Bayern estava no ataque novamente com Kimmich, recebeu passe curto com liberdade para ajeitar o corpo e testar Hitz, que espalmou em boa defesa.
O Borussia voltaria à ameaçar aos 23 minutos no primeiro erro na saída de jogo do Neuer. Dahoud pegou a bola e rapidamente tocou para Reus que finalizou e exigiu boa defesa do Neuer. Apesar do equilíbrio no volume de jogo, o Bayern de Munique conseguiu ampliar a vantagem aos 31 minutos. A jogada ensaiada começou na direita com troca de passes. Na inversão pela na esquerda, Davies recebeu e cruzou na segunda trave para Thomas Müller completar de cabeça.
A partida quase ficou encaminhada para os bávaros em novo contra-ataque aos 37 minutos. Tolisso recebeu passe de Coman mas não conseguiu bater com força na bola. No minuto seguinte, Neuer errou pela segunda vez a saída de jogo e desta vez o Borussia aproveitou com Haaland rapidamente acionando Brandt para bater forte concluir sem chances de defesa.
O segundo tempo começou melhor para o Bourssia, tanto em jogadas trabalhadas quanto nas tentativas de ligação direta. No primeiro minuto, o lateral direito Meunier recebeu de Dahoud livre de marcação e teve a melhor chance do empate, mas acabou desperdiçando e chutou por cima do gol.
Quem não perdeu a oportunidade foi o artilheiro Haaland, aos 9 minutos de jogo. Na recuperação de bola após desarme de Lewandoswki na intermediária, Delaney acertou um passe preciso para Haaland invadir a área e bater colocado no canto esquerdo, empatando a partida.
Haaland teve oportunidade de virar o jogo aos 13 minutos. O atacante recebeu passe um espetacular nas costas da defesa do Bayern e ficou frente a frente com Neuer que se adiantou um pouco para dificultar a finalização. O goleiro conseguiu bloquear o chute com braço direito e evitou o terceiro gol do Borussia. Passlack criou aos 23 minutos uma nova oportunidade para o Borussia virar o placar. Reunier recebeu o passe e virou o jogo para o lateral esquerdo que chutou forte, mas sem direção.
Entre os 20-30 minutos do 2º tempo, Lucien Favre mexeu completamente na equipe com cinco substituições. Schulz, Reinier, Reyna, Piszczek e Bellingham entraram.
A partida acabou perdendo intensidade e poucas chances estavam sendo criadas. Mas, aos 36 minutos, Kimmich marcou o terceiro gol do Bayern de Munique após tabelar com Lewandowski (em sua última participação no jogo). O volante chutou em cima do goleiro Hitz e, mesmo caído após o chute, aproveitou o rebote para marcar o terceiro gol.
O Bayern ainda teve mais uma oportunidade de ampliar o placar aos 43 minutos na cobrança de falta do Thomas Müller que passou muito perto do lado direito do gol.
FICHA TÉCNICA
Bayern de Munique 3-2 Borussia Dortmund
Data: 30/09/2020, 15:30
Estádio: Allianz Arena
Árbitra: Bibiana Steinhaus
Gols: 1T 17′ Tolisso (Bayern); 1T 31′ Müller (Bayern); 1T 38′ Brandt (Borussia); 2T 9′ Haaland (Borussia); 2T 36′ Kimmich (Bayern).
Substituições – Bayern de Munique: Gnabry (Coman); Richards (Pavard); Zirkee (Lewandowski); Musiala (Javi Martínez).
Substituições – Borussia Dortmund: Schulz (Meunier); Reinier (Haaland); Reyna (Reus); Piszczek (Hummels); Bellingham (Brandt).
Bayern de Munique (4-2-3-1): Manuel Neuer; Benjamin Pavard, Niklas Süle, Lucas Hernández, Alphonso Davies; Javi Martinez, Corentin Tolisso; Thomas Muller, Joshua Kimmich, Kingsley Conan; Robert Lewandowski. Técnico: Hans-Dieter Flick
Borussia Dortmund (3-4-2-1): Marwin Hitz; Enre Can, Mats Hummels, Manuel Akanji; Thomas Meunier, Mahmoud Dahoud, Thomas Delaney, Felix Passalack; Marco Reus, Julian Brandt; Erling Haaland. Técnico: Lucien Favre.