Futebol Internacional
Bélgica sai atrás, mas consegue virada, atropela a Polônia e se recupera na Nations League
— Continua depois da publicidade —
A Bélgica saiu atrás no placar, mas conseguiu a virada e goleou a Polônia por 6 a 1 na tarde desta quarta-feira (8) pela segunda rodada da fase de grupos da Uefa Nations League. Lewandowski abriu o placar, mas Witsel, De Bruyne, Trossard, duas vezes, Dendoncker e Openda garantiram a primeira vitória dos belgas na competição.
Com o resultado, a Bélgica somou os primeiros três pontos e foi ao segundo lugar do Grupo 4 da Liga A. Enquanto isso, a Polônia segue também com três pontos, mas na terceira colocação.
A Bélgica volta a entrar em campo no sábado (11), às 15h45 (horário de Brasília), quando visita o País de Gales. Já a Polônia encara a Bélgica, também fora de casa, no mesmo dia e horário. Os dois jogos são válidos pela terceira rodada da fase de grupos.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
O JOGO
Primeiro Tempo
O jogo começou com pressão da Bélgica, que tentou abrir o placar logo nos primeiro minutos. Logo no início, Batshuayi recebeu de De Bruyne na área e carimbou a trave, na sobra Hazard pegou de primeira e mandou para fora.
Pouco depois, a Bélgica balançou as redes, mas não valeu. Hazard tabelou com De Bruyne na entrada da área e tocou de letra para Batshuayi, que bateu para o gol, porém em posição irregular.
Apesar da Bélgica jogar melhor, quem inaugurou o marcador foi a Polônia. Aos 28 minutos Zieliński recebeu na lateral, escapou da marcação e tocou com Szymański, que deu de primeira para o artilheiro Lewandowski bater cara a cara com Mignolet, sem chances para o goleiro.
Mesmo atrás no placar, a Bélgica seguiu jogando com paciência e tocando a bola em frente à uma verdadeira barreira que a Polônia montou à frente da área. E a calma deu certo. Aos 42 minutos, De Bruyne bateu cruzado, Drągowski fez a defesa, e na sobra, Witsel mandou uma bomba e deixou tudo igual.
Segundo Tempo
Na volta do intervalo, a Bélgica dominou o jogo e assumiu o controle das ações em busca do gol da virada, que não demorou a acontecer. Depois de uma verdadeira blitz belga, aos 14 minutos, a Polônia errou na saída, Alderweireld recuperou e Hazard tocou para De Bruyne aparecer na cara do gol e só deslocar Drągowski para virar o jogo.
Drągowski seguiu sendo testado pelos belgas, mas foi segurando enquanto pôde. Mas aos 28’, Trossard, que havia acabado de entrar avançou pela direita, invadiu a área, cortou a marcação e bateu no contrapé do goleiro para ampliar o marcador.
A partir disso, o jogo virou um treino para a Bélgica. Aos 35 minutos, Trossard bateu escanteio curto com Carrasco e arriscou de muito longe, a bola encobriu Drągowski e morreu no ângulo. Um golaço.
Aos 39 foi a vez de Dendoncker arriscar de longe e mandar no cantinho de Drągowski para fazer o quinto da Bélgica frente a uma Polônia que parecia já sem forças algumas para uma reação.
Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Faes disparou pela direita e abriu para Thorgan Hazard, que enfiou para Openda tocar por cima de Drągowski e decretar o atropelo.
FICHA TÉCNICA
Uefa Nations League – 2ª Rodada, Liga A, Grupo 4
Bélgica 6×1 Polônia
Data: 08/06/2026, 15h45 (horário de Brasília)
Estádio: Estádio Roi Baudouin, Bruxelas, Bélgica
Árbitro: Ivan Kružliak (ESL)
Gols: 1ºT – 28’ Lewandowski (Polônia) e 42’ Witsel (Bélgica) 2ºT – 14’ De Bruyne, 28’ e 35’ Trossard, 39’ Dendoncker e 48’ Openda (Bélgica)
Bélgica (3-4-3): Mignolet; Dendoncker, Alderweireld e Vertonghen; Castagne (Openda), Tielemans, Witsel (Faes) e Carrasco; De Bruyne (De Ketelaere), Eden Hazard (Trossard) e Batshuayi (Thorgan Hazard). Técnico: Roberto Martínez.
Polônia (4-2-3-1): Drągowski; Gummy, Glik, Bednarek e Puchacz (Bereszyński); Żurkowski e Krychowiak (Damian Szymański); Kamiński (Zalewski), Zieliński e Sebastian Szymański (Cash); Lewandowski (Buksa). Técnico: Czesław Michniewicz.