Campeonatos
Bélgica suspende futebol até 31 de julho; Liga convoca reunião para próximo dia 15
— Continua depois da publicidade —
O Conselho de Segurança Nacional da Bélgica suspendeu a realização de torneios de futebol profissional no país até o dia 31 de julho. A medida inviabiliza o retorno do Campeonato Belga, conforme comunicado publicado no portal da Liga, após a mesma ter sido notificada no fim da manhã desta quarta-feira (6).
As consequências esportivas e financeiras ainda serão discutidas por parte da Liga, em especial pelo grupo criado para este período de paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus. Para o próximo dia 15, há uma reunião marcada na Assembleia Geral, que contará com a participação de todos os clubes, a fim de definir os próximos passos a serem tomados.
A temporada foi paralisada em 7 de março, na 29ª rodada do Campeonato Belga. Durante o próprio mês de março e também em abril, a Liga monitorou as decisões e as orientações, marcando inicialmente para a última segunda-feira (4), uma data para definir o retorno do campeonato. Porém, com o cenário incerto no país – que sofre um novo aumento no número de casos de COVID-19 -, a decisão foi novamente prorrogada, desta vez para o dia 15.
Segundo a imprensa belga, há a possibilidade da atual temporada ser dada por encerrada de forma precoce, seguindo o exemplo da Holanda e da França. Como faltaria apenas uma rodada para o fim da temporada regular – sem contar os playoffs – o Clube Brugge poderia ser considerado campeão, por ter 15 pontos de vantagem sobre o Gent, segundo colocado. Porém, a definição fica para a reunião da Assembleia Geral.