Flamengo
Bi da Libertadores eleva ainda mais patamar da ‘Geração 2019’ do Flamengo
— Continua depois da publicidade —
Depois de levantar o troféu da Copa do Brasil, o Flamengo bateu o Athletico, em Guayaquil, e chegou ao terceiro título da Libertadores. Dos três, dois foram conquistados pela atual geração, que, desde 2019, vem colecionando inúmeros títulos e marcando a história do Rubro-Negro. De lá pra cá, são 11 taças na conta, seis dessas em Copas.
Apesar de ter perdido alguns jogadores protagonistas no “ano mágico”, o clube carioca conseguiu manter a base do vitorioso elenco e ainda o reforçou. Diego Alves, Diego Ribas, Filipe Luís, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Rodrigo Caio, Bruno Henrique e Gabigol, por exemplo, participaram de todas as conquistas das últimas três temporadas. E não são poucas.
A geração, inclusive, superou o Flamengo de Zico em número de conquistas. Em seis temporadas (1978-1983), o Rubro-Negro conquistou nove títulos. Agora, em apenas três, o histórico time já levou 11 variados troféus para a Gávea. De todos disputados, o único torneio em que não subiu no primeiro lugar do pódio foi o Mundial de Clubes. Quando chegou, em dezembro de 2019, o clube carioca foi derrotado pelo Liverpool na prorrogação.
VEJA TODOS OS TÍTULOS DESDE 2019:
- Campeonato Carioca (2019,2020 e 2021)
- Copa Libertadores (2019 e 2022))
- Campeonato Brasileiro (2019 e 2020)
- Recopa Sul-Americana (2020)
- Supercopa do Brasil (2020 e 2021)
- Copa do Brasil (2022)
Para saber tudo sobre a Libertadores, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Além das marcas coletivas, o legado vitorioso da geração também proporciona números individuais relevantes aos jogadores. No top-7 jogadores mais vitoriosos da história rubro-negra, sete fazem parte do atual plantel. A lista ainda conta com a presença de Willian Arão, que chegou ao Fla em 2015 e recentemente se tranferiu para o Fenerbahçe, da Turquia.
VEJA O RANKING:
- Zico e Júnior: 13 títulos
- Cantarele, Willian Arão, Diego Ribas e César (goleiro): 12 títulos
- Leandro, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Diego Alves, Rodrigo Caio, Bruno Henrique e Gabigol: 11 títulos
- Adílio e Andrade: 10 títulos
- Raul Plassman: 9 títulos
- Tita: 8 títulos
- Mozer: 7 títulos
Com as recorrentes conquistas, a geração também ajudou o Flamengo a se tornar o clube mais vitorioso do século 21. Com 22 conquistas desde 2001, o Rubro-Negro ocupa o primeiro lugar de forma isolada. O pódio ainda conta com o Cruzeiro e Internacional, ambos com 18 títulos cada.