Tênis
Bia Haddad faz história e está na final das duplas no Australian Open; Barty e Collins fazem a final no simples
— Continua depois da publicidade —
Finais femininas nas duplas e simples estão definidas. Haddad é a primeira brasileira a chegar em uma final no Grand Slam na era aberta do tênis que começou em 1968. Barty é a representante local na final individual. Confira um resumo do dia no Aberto da Austrália.
DUPLAS FEMININAS – SEMI-FINAL
Beatriz Haddad Maia/ Anna Danilina x #2 Shuko Aoyama/ Ena Shibahara 6/4 5/7 6/4
Em grande fase a dupla Haddad do Brasil e Danilina do Cazaquistão passaram pela dupla número dois do mundo, as japonesas Ayoama e Shibahara, por dois sets a um. Foi a nona vitória seguida da dupla já que além do Grand Slam, conquistaram o WTA de Sidney há cerca de 10 dias. O confronto durou duas horas e 21 minutos na Rod Laver Arena e teve domínio da dupla vencedora no primeiro e no terceiro set. O segundo set com grande equilíbrio foi vencido pela dupla japonesa. Haddad e Danilina tiveram dois aces e quatro break points, mas a grande vantagem veio nas bolas de primeiro serviço com 75% de aproveitamento. A brasileira, que é atual número 83 do mundo no simples, é a primeira tenista do país a chegar a uma final de Australian Open na era aberta do Tênis (1968). Ela busca agora igualar a lenda das quadras Maria Esther Bueno que foi campeã nas duplas em 1960 e vice-campeã no simples em 1965, em uma época que a modalidade ainda não era profissional. É a quarta vez que Bia chega a uma final do WTA e até agora tem aproveitamento de 100%. Além do título nas duplas no WTA de Sidney já em 2022, a brasileira venceu dois títulos em Bogotá em 2015 e 2017. A final no Aberto da Austrália será contra a dupla atual número um do mundo, as tchecas Barbora Krejciková e Katerina Siniaková que mais cedo haviam vencido a dupla formada pela norte americana Caroline Dolehide e a australiana Storm Sanders por dois sets a zero, com 6/2 e 7/6 no placar. A final será na mesma Rod Laver Arena, na madrugada de sábado para domingo, uma da manhã no horário de Brasília.
SIMPLES FEMININO – SEMI-FINAIS
#27 Daniele Collins x #7 Iga Swiatek 6/4 6/1
Jogo tranquilo para a americana que passou pela polonesa por dois a zero com sete aces, 78% de aproveitamento no primeiro serviço e seis break points. Collins dominou o jogo do início ao fim e marcou 63 pontos contra 40 de Swiatek no geral.
#1 Ashleigh Barty x Madison Keys 6/1 6/3
Mais um jogo tranquilo da australiana que vai a final em casa como favorita e pode ser a primeira atleta local a ganhar o título desde 1978 quando Chris O’Neil bateu a norte americana Betsy Nagelsen. Barty fez cinco aces, não cometeu nenhuma dupla falta, teve impressionantes 86% de aproveitamento no primeiro serviço e ainda teve quatro break points. Foram 65 pontos no geral contra 39 de Keys.
A final feminina no simples será disputada já nessa sexta-feira (28) com horário ainda a definir.
Na madrugada dessa sexta-feira ainda serão disputadas as semi-finais do torneio simples masculino. Berretini x Nadal se enfrentam à meia noite e meia no horário de Brasília e Tsitsipas e Medvedev fazem o confronto às cinco e meia. Os dois jogos serão na Rod Laver Arena.