Campeonato Brasileiro

Botafogo e Flamengo fazem clássico de objetivos distintos pelo Brasileirão

Botafogo e Flamengo se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro, com momentos e objetivos distintos. Confira informações sobre o clássico:

Publicado em

Foto: Vitor Silva/Botafogo
— Continua depois da publicidade —

Neste domingo (28), o Botafogo recebe o Flamengo no Nilton Santos, com a dura missão de encerrar a longa sequência invicta do rival na temporada e, ainda, encerrar o seu jejum de quatro jogos sem vencer no Brasileirão. Para isso, o Glorioso continua com vários desfalques e pode ter mudanças. Em contrapartida, o Rubro-negro vem de uma grande sequência invicta e novamente terá um time alternativo no torneio, mas conta com um ataque forte para seguir na cola do líder Palmeiras, que tropeçou ontem.

Botafogo

O Botafogo não vence há mais de um mês, desde o triunfo sobre o Athletico, em casa. De lá pra cá, o clube perdeu para o Corinthians e, depois, empatou os três confrontos seguintes. A falta de segurança defensiva e as chances perdidas no ataque são alguns dos problemas que vêm afetando o time de Luís Castro.

Na defesa, o zagueiro Philipe Sampaio retorna de suspensão e disputa uma vaga com Adryelson, que fez seu primeiro jogo como titular contra o Juventude, mas faltou nos dois gols adversários. Na lateral-direita, a irregularidade de Saravia e a lesão de Daniel Borges podem dar uma chance a Rafael, que retornou após vários meses e, mesmo com a falta de rimo, teve bons momentos na rodada passada.

Publicidade

No meio-campo, a boa estreia de Danilo Barbosa e Gabriel Pires aumenta o número de opções de Luís Castro. Ambos disputam uma vaga entre os titulares com Tchê Tchê e Eduardo, respectivamente.

A grande novidade fica por conta do retorno do meia-atacante Lucas Piazon. O jogador vinha sendo titular pelo lado direito do ataque, mas ficou fora por algumas semanas. Seu retorno pode trazer mais estabilidade ao setor, mas o atleta deve ficar no banco de reservas.

O restante do time não deve sofrer muitas mudanças. A provável escalação do Botafogo é: Gatito; Saravia (Rafael), Victor Cuesta, Sampaio e Marçal; Tchê Tchê (Danilo Barbosa), Lucas Fernandes e Eduardo (Gabriel Pires); Victor Sá, Jeffinho e Júnior Santos.

Flamengo

O Flamengo mudou da água para o vinho após trocar Paulo Sousa por Dorival Júnior, que assumiu no início de junho. O Rubro-Negro vive ótimo momento. A última derrota foi no dia 10 de julho, por 1 a 0 para o Corinthians, na Neo Química Arena, pela 16ª rodada do Brasileiro. Desde então, contando Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil, a equipe da Gávea foi a campo 13 vezes, somando 11 vitórias e dois empates. O técnico tem usado o time principal nas copas e o reserva no campeonato nacional. O goleiro Santos é o único que atua em ambas.

Assim como todo o time, a defesa subiu muito de produção com Dorival Júnior e vem sofrendo poucos gols, independente de quem jogue. Na última quarta-feira, quando o Flamengo venceu o São Paulo no Morumbi, em jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, a zaga foi formada por Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís. Para este domingo, o técnico rubro-negro mandará a campo Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas.

No meio de campo, o Flamengo irá mesclar experiência e juventude. Diego Ribas será o primeiro volante, Arturo Vidal caindo pela esquerda e o jovem Victor Hugo, de 18 anos, pela direita. Já no ataque, um trio com Everton Cebolinha, Marinho e Lázaro. Os dois primeiros fazem as pontas.

Sem surpresas, a escalação do Flamengo será aquela que o torcedor se acostumou a ver no Brasileirão: Santos; Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Diego, Vidal e Victor Hugo; Everton Cebolinha, Marinho e Lázaro.

A novidade na lista de relacionados fica por conta do goleiro Diego Alves, que não atua desde 22 de junho. O jogador estava fora de combate por causa de uma pubalgia.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile