Botafogo
Botafogo encara o Athletico-PR em busca de vaga na Libertadores
— Continua depois da publicidade —
Em jogo válido pela última rodada do Brasileirão 2022, o Botafogo vai a Curitiba para enfrentar o Athletico Paranaense, neste domingo (13/11), às 16:00, na Arena da Baixada. O duelo é um confronto direto visando a disputa por uma vaga na Libertadores de 2023, já que o vencedor pode terminar o Campeonato Brasileiro em 6º lugar, o que significa uma vaga direta na fase de grupos da competição internacional.
COMO CHEGAM AS EQUIPES
Se o jogo é na casa do Furacão, esse não é um motivo para o torcedor do Botafogo se preocupar, levando em conta que o time treinado por Luís Castro conquistou mais pontos fora de casa do que como mandante ao longo do campeonato, contendo a segunda melhor campanha como visitante na competição. Na última rodada, o Bota venceu o Santos por 3×0 e mostrou que o futebol que o time vem jogando na reta final do Brasileirão, da ao torcedor motivos para acreditar na classificação. Vale lembrar que no primeiro turno, o Glorioso venceu o Athletico por 2×0, no Nilton Santos.
Se o jogo de amanhã tem clima de decisão, isso não é um problema para o Athletico Paranaense, que há alguns anos está acostumado a disputar partidas deste porte. Recentemente vice da Libertadores, os comandados de Felipão entram em campo para não deixar escapar no último jogo do ano, a vaga que parecia tão assegurada até algumas semanas atrás, visto que o Furacão passou praticamente o Campeonato inteiro dentro do G6. Na rodada passada, o time poderia ter garantido a vaga, mas ficou apenas no empate de 1×1, contra o Atlético Goianiense.
O Botafogo ocupa o 8º lugar na tabela, com 53 pontos, enquanto o Athletico entra em campo para defender sua posição na 6ª colocação. Em caso de vitória do Furacão, o time paranaense garante a vaga direta e o Bota precisará torcer contra 3 equipes (América Mineiro, Fortaleza e São Paulo) para se manter entre os 8 primeiros, já que o 7º e o 8º vão para a pré-Libertadores. Em caso de vitória do Alvinegro, o time carioca só precisará secar o Galo, contra o Corinthians, para terminar no 6º lugar. Havendo um empate, as duas equipes precisarão torcer contra o triunfo dos outros concorrentes para atingirem seus objetivos.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES E DESFALQUES
BOTAFOGO: Lucas Perri, Daniel Borges, Adryelson, Victor Cuesta, Marçal; Tchê Tchê, Patrick de Paula, Lucas Fernandes; Júnior Santos, Jeffinho e Tiquinho Soares. – Técnico: Luís Castro.
DESFALQUES: Gatito Fernández (lesão no ombro), Gabriel Pires (suspenso).
ATHLETICO PARANAENSE: Bento; Khellven, Matheus Felipe, Thiago Heleno, Abner; Erick, Fernandinho, Alex Santana; David Terans, Vitinho e Vitor Roque. – Técnico: Felipão.
DESFALQUES: Hugo Moura (lesão muscular).
ARBITRAGEM
ÁRBITRO: Anderson Daronco.
ASSISTENTES: Rafael da Silva Alves e Thiago Augusto Kappes Diel.
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro.