Campeonato Brasileiro
Botafogo enfrenta o Fortaleza em confronto direto pela liderança do Brasileirão
Equipes estão separadas por apenas um ponto na tabela de classificação
— Continua depois da publicidade —
Neste sábado (31), às 21h (de Brasília), o Botafogo enfrenta o Fortaleza na disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro. Com muitos desfalques, o Glorioso tropeçou diante do Bahia no último fim de semana e foi ultrapassado pelo Leão, que ainda tem um jogo a menos. Dessa forma, o confronto é essencial para a equipe carioca, que briga pelo título da competição.
Com 47 pontos, o Botafogo está um ponto atrás do Fortaleza e ultrapassa o adversário em caso de vitória no Nilton Santos. O Leão tem um jogo atrasado contra o Internacional, fora de casa, mas alcançou a primeira colocação depois de nove vitórias nas últimas 10 rodadas.
Com um mata-mata diante do Palmeiras e jogos contra Flamengo e Bahia, o Botafogo teve uma sequência intensa nas últimas semanas. A equipe ganhou moral com a classificação na Libertadores e a goleada no clássico, mas a intensidade cobrou o preço no último fim de semana. Com muitos desfalques, o time arrancou um empate, mas perdeu a liderança.
Para enfrentar o Fortaleza, o técnico Artur Jorge terá retornos importantes no time titular. Mateo Ponte, Alexander Barboza e Savarino voltam de suspensão, enquanto Cuiabano deve estar à disposição depois de se recuperar de um problema no ombro. Como a equipe teve semana livre, a tendência é de que o Botafogo utilize a força máxima disponível.
A provável escalação do Botafogo é: John; Mateo Ponte, Bastos, Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas, Luiz Henrique e Thiago Almada; Savarino e Igor Jesus. Rafael, Eduardo, Matheus Nascimento, Jeffinho e Júnior Santos estão fora por lesão, e Damián Suárez segue afastado.
Do outro lado, o Fortaleza vive grande fase sob o comando de Vojvoda, que busca a primeira vitória sobre o Botafogo desde que chegou ao clube cearense. Com destaque para Pochettino e Lucero, o Leão aposta na força coletiva e no sistema defensivo, que sofreu apenas dois gols nas últimas cinco rodadas.