Botafogo
Botafogo enfrenta o Grêmio em último suspiro na briga pelo título brasileiro
No último jogo da sequência de quatro jogos no Rio, Botafogo tenta uma provável última chance de se firmar na briga por um título que estava nas mãos.
— Continua depois da publicidade —
Nesta quinta-feira (9), às 20h (de Brasília), o Botafogo enfrenta o Grêmio em mais uma tentativa de dar a volta por cima no Campeonato Brasileiro. Após três derrotas seguidas, o Alvinegro viu uma inevitável aproximação dos concorrentes, e mais um revés em casa pode tornar improvável, do ponto de vista emocional, a briga pelo título.
Em teoria, o Botafogo ainda depende somente de si para conquistar o título, e garante a primeira colocação na rodada em caso de vitória. Porém, em um contexto em que a equipe perdeu uma vantagem de dois dígitos nas últimas semanas, o Glorioso se tornou uma verdadeira incógnita para a reta final do torneio.
A campanha no segundo turno só não é pior do que Coritiba e América-MG, últimos colocados e virtualmente rebaixados. Com a queda de rendimento sob o comando de Bruno Lage, o interino Lúcio Flávio até começou bem, mas entrou em crise com os resultados ruins nas últimas rodadas.
Artilheiro do time, Tiquinho Soares teve atuação irreconhecível contra o Vasco e, pra piorar, está suspenso para o confronto contra o Grêmio. Diego Costa, que ainda não mostrou a que veio, deve ser o substituto. Janderson e Matheus Nascimento são outras opções.
Outras mudanças poderiam acontecer, de modo a dar uma cara diferente ao time. Hugo e Danilo Barbosa pedem passagem nos lugares de Marçal e Marlon Freitas, por exemplo. Porém, a fala de Lúcio Flávio em relação a Mateo Ponte indica que o técnico não parece muito disposto a fazer testes e pretende seguir com a mesma base até o fim.
O provável time do Botafogo para enfrentar o Grêmio é: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Victor Sá e Diego Costa.
Do outro lado, o Grêmio é um dos que aproveitaram a fase ruim do Botafogo para se aproximar da liderança, e sonha com o título depois de quatro vitórias seguidas. Luís Suárez é o destaque da equipe e principal arma para tentar derrubar o Glorioso fora de casa. Em contrapartida, o Imortal enfrenta dificuldades longe de seus domínios e tem uma das piores defesas do torneio.