Botafogo
Botafogo não se classifica para a Taça Rio e pode ficar fora da Copa do Brasil 2026
O Alvinegro terminou em nono no Campeonato Carioca e não tem a classificação garantida para a competição nacional
— Continua depois da publicidade —
O Botafogo perdeu por 1 a 0 para o Vasco, em São Januário, e não se classificou para a fase final do Campeonato Carioca. É o terceiro ano seguido em que o Glorioso não se classifica para as semifinais do Estadual. Dessa vez, a equipe não conseguiu nem sequer uma vaga na Taça Rio, torneio disputado pelo quinto ao oitavo colocados do Carioca.
A equipe terminou em nono lugar, com quatro vitórias, um empate e seis derrotas e perdeu a oportunidade de garantir uma vaga para a Copa do Brasil 2026 logo no início da temporada. Essa é a pior colocação do clube na história do Carioca, igualando a campanha de 2014.
LEIA TAMBÉM: Igor Jesus lamenta eliminação do Botafogo: “não conseguimos nosso objetivo”
A equipe começou o Estadual com uma equipe alternativa, comandada pelo técnico do time sub-23, Carlos Leiria. Cláudio Caçapa foi contratado para ser o técnico interino do time depois da derrota para o Flamengo no Carioca. Porém, desde que o técnico assumiu, a equipe não venceu.
Mas nem tudo está perdido. O clube tem outros três caminhos para se classificar para a Copa do Brasil do ano que vem. Vencer a Copa Libertadores, vencer a Copa do Brasil ou terminar o Brasileirão na zona de classificação para a Libertadores de 2026. Caso contrário, o atual campeão brasileiro e da Copa Libertadores não estará na Copa do Brasil 2026.
O Botafogo volta a campo nesta quinta-feira (27) em duelo válido pelo jogo de volta da Recopa Sul-Americana contra o Racing. O clube argentino venceu o jogo de ida por 2 a 0 e pode até perder por um gol de diferença. Caso a soma dos placares termine empatada, o duelo terá prorrogação, caso persista o empate, o campeão será definido nos pênaltis.