Botafogo

Botafogo pode ser o primeiro campeão brasileiro com quatro treinadores no ano

Com a confirmação de Lúcio Flávio no comando técnico o Glorioso pode ser o primeiro campeão com quatro técnicos no ano

Publicado em

FOTO: VITOR SILVA/BFR
— Continua depois da publicidade —

Após confirmação de que o Botafogo irá manter Lúcio Flávio no comando técnico, o Glorioso pode se tornar o primeiro time desde o início do campeonato por pontos corridos (2003), a ser campeão, com quatro técnicos à beira do gramado, no mesmo ano, considerando interinos e treinadores contratados para o cargo. 

O Glorioso iniciou o Brasileirão com Luís Castro, que em junho recebeu uma proposta do Al-Nassr, time que conta com Cristiano Ronaldo, e acabou saindo. Logo após, Cláudio Caçapa, assumiu a equipe de forma interina e comandou o Alvinegro Carioca por quatro jogos.

Caçapa, que faz parte da equipe de John Textor, acabou assumindo o RWD Molenbeek, clube do americano na Bélgica. Com isso, o Botafogo acertou com o português Bruno Lage, que após 16 jogos foi demitido.

Publicidade

O Glorioso optou então, por buscar uma solução dentro de casa. Lúcio Flávio, que vive há um bom tempo o dia a dia do clube, foi o escolhido para poder comandar o time nessa reta final do Campeonato Brasileiro.

+Botafogo nunca derrotou o América-MG como visitante no Brasileirão

Alguns times tiveram em situação parecida com a do Botafogo no Brasileirão. No título do Corinthians, em 2005, quando o Brasileirão ainda contava com 22 equipes, quem começou o trabalho foi o argentino Daniel Passarella, que só durou da primeira até a terceira rodada do campeonato. O auxiliar Márcio Bittencourt assumiu o cargo e foi efetivado, deixando o time em boa posição: assumindo na 4ª rodada, chegou à liderança na 15ª, e se manteve na liderança ou brigando por ela até a sua saída. Na 28ª rodada, Antônio Lopes deixou o Athletico para assumir a equipe, e se sagrou campeão.

Outros dois clubes que tiveram a marca dos três treinadores na competição, mas com um auxiliar assumindo provisoriamente a função na transição do comando foi Palmeiras de 2018, que começou com Roger Machado, depois teve Wesley Carvalho no comando durante uma rodada, com Felipão encerrando o Brasileirão com o título. E o Flamengo de 2019, que iniciou com Abel Braga como treinador, Marcelo Salles comandou como interino em três rodadas, e Jorge Jesus assumiu na 10ª rodada e seguiu até a conquista do campeonato. 

A decisão de manter Lúcio Flávio no comando passa pela aprovação dos jogadores e da direção. O ex-meia acompanhou os trabalhos de Luís Castro, Caçapa e recentemente Bruno Lage. Outro fator que pesou para a escolha de efetivá-lo é o resgate de um clima leve no elenco, algo que com o ex-treinador estava se perdendo. 

+Botafogo vai jogar contra o Grêmio em São Januário

Além desses fatores, internamente, acredita-se que não haverá tempo hábil para uma adaptação por parte dos jogadores se um novo técnico chegar faltando 12 jogos para o Brasileirão acabar.

O Botafogo é o líder do campeonato com 55 pontos, nove de vantagem sobre o vice-líder Red Bull Bragantino. O próximo jogo do Glorioso será contra o América-MG, pela 27ª rodada do Brasileirão. A partida será nesta quarta-feira (18), às 20h, na Arena Independência.

+Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterYouTube e Facebook

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile