Botafogo

Botafogo quebra jejum de quase 30 anos e garante vaga direta na Libertadores

A última classificação direta do Glorioso para a competição foi na edição de 1996.

Publicado em

Foto: Vítor Silva/Botafogo
— Continua depois da publicidade —

O Botafogo já havia se classificado para a Copa Libertadores de 2025, porém depois do empate por 1 a 1 contra o Vitória no Estádio Nilton Santos, a equipe garantiu a vaga direta na fase de grupos da competição. A última classificação direta do Glorioso para a competição foi na edição de 1996. Desde então, foram três participações na competição continental, nos anos de 2014, 2017 e 2024, todas essas o clube teve que jogar as fases preliminares.

Com o empate em 2 a 2 com o Atlético-MG no Morumbis, o São Paulo, atual sexto lugar, não pode mais alcançar o Botafogo em número de pontos. Como o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil, os cinco primeiros colocados terão vaga direta na Libertadores.

Caso seja campeão da Copa Libertadores, o Botafogo pode abrir mais uma vaga via Brasileirão na edição do ano que vem. Neste caso, o sexto colocado também teria classificação para a fase de grupos e seriam oito clubes classificados através do Campeonato Brasileiro.

Publicidade

O Botafogo volta a campo nesta terça-feira (26), numa partida decisiva contra o Palmeiras no Allianz Parque, válida pela 36ª rodada do Brasileirão. O alvinegro perdeu a liderança do campeonato depois de um tropeço em casa, enquanto o Palmeiras venceu o Atlético-GO fora de casa e assumiu a liderança. Os dois times estão empatados com 70 pontos, porém o time alviverde está na frente pelo número de vitórias no campeonato, são 21, uma a mais que o Glorioso.

Depois da partida, a equipe vai direto para a Argentina, onde no sábado o Botafogo disputa a final da Copa Libertadores. As regras da Conmebol obrigam que os clubes finalistas estejam no local da final com três dias de antecedência ao jogo.

Todos os jogadores, incluindo os machucados e os que não estão relacionados para as partidas, vão viajar e participar dos treinos, preleções e momentos com o elenco na viagem. A intenção da diretoria é que o grupo inteiro esteja junto na decisão e viva o momento.

A delegação vai dormir em São Paulo independentemente do resultado da partida contra o Palmeiras. No começo do dia seguinte, o elenco viajará a Buenos Aires e deve chegar na Argentina no início da tarde.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile