Botafogo

Botafogo se torna o quarto time da história a começar na Pré-Libertadores e chegar na final

O Alvinegro tenta repetir que o Estudiantes fez em 2009 ao conquistar a competição

Publicado em

Foto: Vitor Silva/Botafogo
— Continua depois da publicidade —

O Botafogo dará o último passo da sua longa caminhada na Libertadores 2024, que iniciou em fevereiro, bem antes do Atlético-MG, seu adversário na decisão deste sábado (30). O Alvinegro disputou as fases qualificatórias da competição continental e deixou para trás Aurora, da Bolívia, e o Bragantino antes de chegar na fase de grupos. 

Com isso, o Fogão se junta a outras três equipes que repetiram a mesma marca e chegaram à final da competição. Em 2009, o Estudiantes, da Argentina, começou sua campanha nas qualificatórias e venceu o título após levar a melhor sobre o Cruzeiro. Já o Olimpia, do Paraguai, e o Independiente Del Valle, do Equador, ficaram com o vice da competição nas edições de 2013 e 2016. 

As fases prévias da Libertadores foram implementadas no ano de 1998, que colocava quatro equipes frente a frente, e o número da competição aumentou para 23 times. Com o passar dos anos, o número de equipes dentro do torneio foi aumentando. Desde o ano de 2017, a Pré-Libertadores tem três fases eliminatórias. 

Publicidade

Relembre a campanha do Botafogo na Libertadores de 2024: 

O Botafogo começou sua campanha em fevereiro, na Pré-Libertadores, e pegou o Aurora, da Bolívia. Após empatar por 1 a 1 na ida, em Cochabamba, a diretoria do clube demitiu o então técnico Tiago Nunes e deixou o interino Fábio Matias no cargo enquanto buscava um novo comandante. 

Com Matias, o Alvinegro não deu chances para a equipe boliviana e goleou por 6 a 0. Na fase seguinte, enfrentou o Red Bull Bragantino e venceu a equipe paulista no agregado por 3 a 2. Com isso, voltou à fase de grupos da competição após sete anos. 

Na fase de grupos, o Alvinegro reagiu após ter perdido para Junior Barranquilla e LDU em seus dois primeiros jogos. Com a chegada de Artur Jorge, o Glorioso reagiu e bateu a equipe peruana duas vezes (em casa e fora) e venceu a Liga de Quito. Com isso, se classificou para o mata-mata com uma rodada de antecedência. 

Nas oitavas, o Alvinegro eliminou o Palmeiras em um confronto emocionante. As quartas colocaram os cariocas frente a frente contra a outra equipe paulista, o São Paulo. Após dois jogos equilibrados, os comandados de Artur Jorge eliminaram o Tricolor Paulista nos pênaltis. Na semifinal, o Glorioso pegou o Peñarol e eliminou a equipe uruguaia após vencer por 6 a 3, no agregado, e se classificou para sua primeira final de Libertadores de sua história. 

Neste sábado, o Botafogo enfrenta o Atlético Mineiro, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, às 17h (horário de Brasília).

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile