Geral

Brasil disputará grupo E da United Cup de Tênis

Publicado em

ATP/Divulgação
— Continua depois da publicidade —

Dando início a temporada de 2023, será disputada entre 29 de dezembro a 8 de janeiro, na Austrália, a United Cup de Tênis, e o Brasil é uma das equipes confirmadas no torneio. Em outubro, a ATP, em conjunto com a WTA, anunciou a criação do torneio de equipes mistas que contará com 18 seleções, divididas em seis grupos, com até quatro tenistas de cada circuito. 

Espalhados por três cidades australianas (Perth, Brisbane e Sydney), cada uma recebendo dois grupos, serão dois confrontos masculinos, dois femininos e um de duplas mistas. Os dois primeiros colocados em cada grupo da mesma cidade disputarão uma “final da cidade-sede”. Os três ganhadores, e o perdedor da final citadina com o melhor desempenho na fase de grupos, irão disputar o título, em Sydney, no dia 8. 

Além do Brasil, a lista de equipes na disputa conta com a Espanha, Grécia, Noruega, Grã-Bretanha, República Tcheca, Argentina, Austrália, Croácia, Suíça, Alemanha, Bélgica, Polônia, Estados Unidos, França e Itália, e duas outras ainda a serem definidas.

Publicidade

O Brasil, classificado através do ranking de Beatriz Haddad Maia (15ª), joga em Brisbane, no grupo E, conforme sorteio realizado nesta quinta-feira (10), ao lado da Itália e Noruega. 

Além de Bia, a equipe brasileira contará com Laura Pigossi, Carolina Meligeni e Luisa Stefani no feminino e Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Mateus Pucinelli e Rafael Matos no masculino.

O time do Brasil terá como adversário alguns grandes nomes do tênis atual. A equipe italiana levará Matteo Berrettini (16º), Lorenzo Musetti (23º), Andrea Vavassori (176º) e Marco Bortolotti (113º nas duplas), e Martina Trevisan (28ª), Lucia Bronzetti (56ª) , Camila Rosatello (230ª) e Nuria Brancaccio (267ª).

Já os noruegueses chegam com Casper Ruud (4º), Viktor Durasovic (333º), Andreja Petrovic (1264º), Ulrikke Eikeri (375ª), Malene Helgo (394ª) e Lilly Haseth (759º).

A competição substitui a ATP Cup, que era exclusivamente masculina. Assim como o antigo torneio, a United Cup somará 500 pontos no ranking masculino e no ranking feminino.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile