Z - Agência ENM
Brasil fica na semifinal da copa do Mundo de Vela
— Continua depois da publicidade —
O Brasil terminou entre as oito melhores equipes de vela do mundo na inédita SSL Gold Cup, a Copa do Mundo da modalidade.
A Seleção Brasileira de Vela acabou em quarto lugar na regata semifinal, disputada em Las Palmas, na Espanha, neste sábado (2).
A tripulação de Robert Scheidt e Martine Grael foi superada por Itália e Holanda, que avançaram à final deste domingo (3).
A Grã-Bretanha também ficou pelo caminho.
Na outra semifinal, Espanha e Hungria garantiram a vaga, deixando Nova Zelândia e França atrás.
A prova semifinal foi bastante igual, com o Brasil perto dos líderes até o contorno da segunda bóia, mas no último trecho o time não conseguiu alcançar os dois classificados.
A regata, que teve 45 minutos de duração, foi realizada com chuva e ventos de nordeste de até 16 nós nas Ilhas Canárias.
”A gente sabia que a regata seria resolvida em detalhes e foram alguns momentos que definiram o resultado. Tivemos algumas oportunidades e não conseguimos aproveitar. A velocidade no contra-vento não estava excelente”.
”Mas a campanha foi ótima, a gente conseguiu se superar como grupo, entramos com uma energia super positiva para essa regata, mas não veio o resultado”, contou Robert Scheidt, comandante do barco.
”Só temos que agradecer a cada um dos velejadores que aceitou participar dessa campanha. Além dos patrocinadores Sertrading, SubSea 7 S.A. e Allcatrazes por nos apoiar. A Copa do Mundo SLL Gold Cup é um evento maravilhoso e espero que em breve a gente monte mais uma equipe forte para disputar”.
O CEO e coach da equipe em Las Palmas foi Bruno Prada. O medalhista olímpico elogiou o projeto e o desempenho dos atletas na Star Sailors League Gold Cup.
”A equipe cresceu rodada a rodada e enfrentou os melhores do mundo. Só na nossa final eram os Top 3 do ranking mundial contra a Seleção Brasileira. Lutamos até o fim pelo resultado e todos estão de parabéns”.
A SSL Gold Cup é um evento especial da World Sailing e contou com as melhores 56 nações de vela no mundo. Após os mata-matas, apenas restaram os quatro países finalistas: Espanha, Hungria, Itália e Holanda.
Com semelhança das principais Copas do Mundo em outros esportes, a SSL Gold Cup é um evento de igualdade de oportunidades com barcos SSL47.
O barco brasileiro ganhou em 2022 o patrocínio da Sertrading, uma das maiores empresas de comércio exterior do país, e da Subsea 7 S.A., que apoiam o time. Além da marca de mochilas e equipamentos para atividades outdoor Allcatrazes.
A união entre Sertrading e Subsea 7 S.A com a Seleção Brasileira de Vela foi idealizada por Bruno Prada, companheiro de Robert Scheidt nas medalhas de Pequim 2008 e Londres 2012, e CEO do barco brasileiro.