Seleção Brasileira
Brasil sofre, mas bate a Venezuela e segue 100% nas Eliminatórias
— Continua depois da publicidade —
O Brasil segue com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar 2022. A Seleção Brasileira teve dificuldade para furar a retranca, mas bateu a Venezuela, por 1 a 0, nesta sexta-feira, no estádio do Morumbi, pela terceira rodada.
O primeiro tempo foi dominado totalmente pela Seleção Canarinho ao finalizar cinco vezes e estar mais perto do gol pelas laterais. A Venezuela, por sua vez, não teve poderio ofensivo e só se defendeu. O gol solitário foi marcado por Roberto Firmino.
A lateral esquerda ofensiva do Brasil foi exigida principalmente no primeiro tempo. Renan Lodi era acionado e fez ao menos três bons cruzamentos que levaram perigo. Na segunda etapa, mais recuado, Firmino se movimentou mais, ajudou a armar a equipe e marcou o gol da vitória, assim como Everton Ribeiro que esteve por todos os lados e tentava servir os atacantes. Lucas Paquetá entrou bem e também deu um ritmo diferente para o meio-campo.
A vitória fez o Brasil seguir na liderança, com nove pontos, enquanto a Venezuela ainda não pontuou e está na nona posição. O próximo compromisso da equipe de Tite será contra o Uruguai, nesta terça-feira, em Montevidéu, às 20h (de Brasília). A Vinotinto, por sua vez, recebe o Chile, no mesmo dia, mas às 18h (de Brasília).
O JOGO
O Brasil teve sua primeira oportunidade logo aos seis minutos. Lodi foi lançado pelo lado esquerdo, cruzou, Firmino chutou de primeira, mas o goleiro Fariñez rebateu. Richarlison aproveitou o rebote, mas a arbitragem assinalou o impedimento.
Os comandados de Tite assustaram a Venezuela novamente aos 28 minutos, quando Allan quebrou a linha venezuelana e achou Firmino, que dominou e chutou para a defesa do arqueiro adversário. Quatro minutos depois, Lodi fez um belo cruzamento para Jesus tocar e Richarlison completar para fora.
Aos 41, Jesus cabeceou, a bola sobrou para Richarlison, mas o atacante do Everson empurrou Osorio antes de finalizar. Douglas Luiz até aproveitou o bate rebate, porém, a arbitragem voltou a marcar a irregularidade.
O segundo tempo começou como terminou o primeiro: muito toque de bola, poucos espaços deixados pela Venezuela, além de uma série de erros de passes do Brasil. Somente aos 21 minutos houve uma boa jogada. Triangulação pelo lado direito, Everton Ribeiro cruza e a bola sobra para Firmino completar para o fundo das redes.
Os comandados de Tite insistiram na bola longa pelos lados e nos cruzamentos para a área, mas sem sucesso. Aos 40, Pedro se enroscou com os zagueiros, permaneceu com a bola e deixou para Firmino finalizar para fora. A última chance foi da Venezuela. Com desvio, Otero chutou forte por cima do gol de Ederson.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 0x0 VENEZUELA
Local: Morumbi – São Paulo
Data: 13/11/2020
Horário: 21h30
Árbitro: Juan Benítez (Paraguai)
Cartões: Douglas Luiz, (BRA); Cásseres, Rincón e Machís (VEN).
Gols: Roberto Firmino, aos 21′ do 2ºT.
BRASIL: Ederson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Renan Lodi (Alex Telles); Allan, Douglas Luiz (Lucas Paquetá) e Everton Ribeiro; Gabriel Jesus (Everton Cebolinha), Roberto Firmino (Pedro) e Richarlison (Pedro). Técnico: Tite.
VENEZUELA: Fariñez, Feltschier (Luís Mago), Ángel, Osorio e Rosales (González); Moreno, Tomás Rincón e Cásseres; Soteldo (Otero), Machís (Savarino) e Rondón. Técnico: José Peseiro.