Esportes olímpicos
Brasileiras se preparam para estreia na Billie Jean King Cup
— Continua depois da publicidade —
Nos dias 11 e 12 de novembro, a equipe brasileira feminina de Tênis enfrentam as argentinas nas qualificatórias da Billie Jean King Cup. Valendo vaga no Grupo Mundial do torneio em 2023, os jogos, disputados no saibro, serão em Tucumán, casa das adversárias.
O confronto é definido na melhor de cinco partidas, sendo quatro jogos de simples e um de duplas.
A capitã Roberta Burzagli terá um elenco de força máxima à sua disposição com Beatriz Haddad Maia (15ª em simples), Laura Pigossi (114ª), Carolina Meligeni Alves (199ª), Luísa Stefani (55ª em duplas) e Ingrid Martins (560ª). Além das juvenis Gabriela Félix e Olivia Carneiro para completar a equipe.
Do lado argentino, a capitã é Mercedes Paz e as representantes serão Nadia Podoroska (204ª em simples), Paula Ormaechea (184ª), Lourdes Carlé (174ª em duplas), Julia Riera (423ª) e Solana Sierra (463ª).
A vitória garante ao Brasil uma disputa no qualificatório mundial da Billie Jean King Cup de 2023, podendo ter a oportunidade de uma vaga no Grupo Mundial da competição, algo que aconteceu pela última vez em 1991.
Sobre a rivalidade com as argentinas, a capitã brasileira, Roberta Burzagli, afirma que “Tem sempre muita rivalidade entre Brasil e Argentina em todos os esportes e no tênis não é diferente, mas é uma rivalidade saudável. Ter rivalidade é sempre bom porque se tem uma exigência, o que faz elevar o nível.”.
Será a oitava vez que argentinas e brasileiras se enfrentam. O Brasil levou a melhor nos últimos três encontros, sendo que, mais cedo esse ano, em abril, ganhou por 2-1 no Grupo América I em Salinas, no Equador.
Definido por sorteio na manhã desta quinta-feira (10), a ordem de jogos é:
Sexta
- 12h – Bia Haddad Maia x Nadia Podoroska
- Em seguida – Laura Pigossi x Paula Ormaechea
Sábado
- 11h – Bia Haddad Maia x Paula Ormaechea
- Em seguida – Laura Pigossi x Nadia Podoroska
- Haddad Maia/Stefani x Carlé/Riera