Automobilismo
Brasileiro da Le Mans Cup consegue seu melhor resultado
Prova foi realizada em Spa-Francorchamps, na Bélgica
— Continua depois da publicidade —
O brasileiro Ricardo Gracia Filho garantiu seus primeiros pontos na competição.
No último sábado (24), o icônico circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, sediou a quarta etapa da Michelin Le Mans Cup. Em uma corrida marcada por intensas disputas e múltiplas bandeiras amarelas, o brasileiro Ricardo Gracia Filho garantiu seus primeiros pontos na competição.
Estreante na categoria e nos carros protótipos, Ricardo Gracia Filho tem mostrado uma evolução significativa ao longo das corridas disputadas até agora. Já familiarizado com a pista, onde competiu em corridas de Fórmula 4, o brasileiro enfrentou mais um desafio em um dos circuitos mais técnicos e desafiadores da Europa.
Ao fim da corrida, o piloto paulista cruzou a linha de chegada na sexta colocação, alcançando seu melhor resultado até o momento e pontuando pela primeira vez na temporada com a Team Virage.
“A semana foi muito positiva. Enfrentamos algumas dificuldades com o carro em comparação com as semanas anteriores e tivemos que trabalhar bastante para ajustá-lo e extrair o máximo desempenho ao longo do fim de semana”, comentou Ricardo Gracia Filho, que é patrocinado pela Sabesp.
Durante a classificação, o carro 59 da Team Virage garantiu a décima posição no grid de largada. Contudo, logo após o início da corrida, um incidente envolvendo os líderes trouxe o safety car para a pista. Nesse momento, o companheiro de Ricardo, o paraguaio Oscar Bittar, que fez o primeiro stint, assumiu a quarta posição.
Bittar manteve essa posição até a troca de pilotos, quando Ricardo Gracia Filho assumiu o volante, restando cerca de uma hora para o fim da prova. Após a parada nos boxes, Gracia Filho voltou à pista na 14ª posição, mas rapidamente avançou para o sexto lugar, onde continuou a lutar por posições.
Com uma nova intervenção do safety car devido a outro incidente, Ricardo Gracia Filho subiu para a quinta posição. Quando a corrida foi reiniciada, ele chegou a ocupar o terceiro lugar, mas acabou perdendo algumas posições após um toque durante a disputa.
“Estávamos em terceiro até a última volta, mas um toque acabou nos jogando para a sexta posição, onde terminamos. Ganhamos quatro posições, então, no geral, foi uma boa corrida”, destacou o piloto.
“Estou muito feliz por ter corrido novamente em Spa-Francorchamps. Essa é uma das minhas pistas favoritas, e estou satisfeito com o resultado. Agora, estou confiante para as próximas corridas.”