Geral
Brasileiro Diego Carlos está se naturalizando espanhol
— Continua depois da publicidade —
Campeão olímpico pelo Brasil em Tóquio, Diego Carlos é considerado como um dos melhores zagueiros da La Liga nos últimos tempos. Defendendo as cores do Sevilla desde 2019 e sem muito espaço na amarelinha, o defensor está realizando trâmites para se naturalizar espanhol e ser selecionável para a Seleção Espanhola. O jogador foi convocado por Tite em novembro de 2020 para jogos das Eliminatórias contra Uruguai e Venezuela, mas não chegou a entrar em campo em nenhuma das duas partidas.
Sua participação nas Olímpiadas de Tóquio — considerada uma competição de base — impede sua convocação para a Espanha ainda este ano, já que a FIFA aponta que um jogador que atuou por uma nação em sua base só pode vestir a camisa de outro país, após estadia de cinco anos. Assim, Diego Carlos só estaria disponível para os espanhóis na Euro 2024. Mesmo com a movimentação documentária para se tornar cidadão espanhol, o zagueiro ainda nutre esperanças de ser chamado por Tite para ir ao Catar, já que o Brasil é a única possibilidade para Diego atuar na Copa do Mundo em 2022.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Seu passaporte espanhol também trará benefícios financeiros. Com as regras de limitações de estrangeiros das ligas europeias, jogadores não-europeus tem seu passe desvalorizado. Diego Carlos agora se torna um cidadão europeu e fora dessas restrições e a tendência é que seu passe avaliado em 45 milhões de euros (cerca de R$157,2 milhões na cotação atual) aumente consideravelmente. O Newcastle chegou a oferecer 35 milhões de euros pelo zagueiro na última janela, a proposta foi recusada pelo Sevilla que o encara como uma das estrelas de seu elenco. O jogador tem contrato renovado — ainda não anunciado oficialmente — com o clube espanhol. Diego foi campeão da Europa League com o Sevilla e chegou no clube em 2019 vindo do Nantes, por €15 milhões.