Automobilismo
Brasileiros da Fórmula E projetam corridas em Misano; Jovens terão sua vez no circuito em teste
Será a estreia da Fórmula E em Misano, uma pista famosa na Europa por sediar corridas de MotoGP.
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O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E terá uma rodada dupla neste fim de semana no Circuito de Misano, em Rimini, na Itália.
As provas de sábado (13) e domingo (14) serão disputadas a partir de 10h, no Horário de Brasília, com transmissão da TV Band e Grande Prêmio.
Será a estreia da Fórmula E em Misano, uma pista famosa na Europa por sediar corridas de MotoGP. O traçado tem 3.381km com 14 curvas.
”Misano é um circuito de 3.4 km, um pouco mais curto do de Interlagos. E tem 13 curvas, curvas de média e alta velocidade e uma chicane de baixa velocidade. Vários pontos para a ultrapassagem, velocidade média alta e velocidade máxima também alta, perto de 270 km por hora”, explicou Lucas di Grassi.
A competição é liderada pelo alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) com 63 pontos, seguido pelo neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing), com 61 pontos em cinco E-Prix até o momento foram cinco vencedores diferentes.
Os brasileiros Sérgio Sette Câmara (ERT Formula E Team) e Lucas di Grassi (ABT Cupra) esperam melhorar seus resultados na temporada dez do mundial dos carros elétricos. O mineiro Sette Câmara tem 3 pontos e o paulista Di Grassi ainda não pontuou.
”Esse fim de semana a gente tem corrida na Itália no circuito de Misano, que é uma pista mais para moto. É um circuito grande, com retas longas, é bem diferente do típico da Fórmula E. Eu acho que infelizmente não encaixa muito bem com o nosso carro”.
”Temos um motor ineficiente, quanto mais reto o circuito tiver, pior pra nós. E olhando o layout de Misano, eu também já andei no simulador, é bem complicado, a gente vai sofrer na corrida”, contou Sérgio Sette Câmara.
O piloto da ERT Formula E Team compara um pouco de Misano com a pista de Portland, que também está no circuito da categoria dos carros elétricos nesta temporada. Em 2023, segundo Sette Câmara, o compatriota Di Grassi foi beneficiado pelo estilo de pelotão.
Até metade do E-Prix, às vezes até dois terços da prova, ninguém quer liderar. ”E se a gente for muito inteligente nessa fase da corrida do pelotão, podemos talvez tentar brigar por um bom resultado lá no final, quando todo mundo começar a acelerar. O Lucas fez isso em Portland e terminou em sétimo lugar, então vou tentar me inspirar nisso. Mas não vai ser fácil”.
O alemão Max Günther chegará a Misano depois de sua vitória em Tóquio para mostrar a força da equipe do país, a Maserati MSG Racing. Enquanto isso, o britânico Oliver Rowland entra no fim de semana buscando ampliar sua sequência de pódios, olhando para um quarto top três consecutivo.
Teste dos novatos
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E anunciou os 11 pilotos que participarão do Rookie Test nesta sexta-feira (12) antes da rodada dupla do Circuito de Misano, em Rimini, na Itália. Entre os escolhidos está o brasileiro Caio Collet, que vai guiar a Nissan Formula E Team nos treinos.
As sessões livres para estreantes são projetadas exclusivamente para pilotos sem experiência anterior em corridas da Fórmula E e que possuam uma licença mínima de Grau Internacional B. Desde o começo da temporada, o paulista Caio Collet é o piloto reserva do time japonês na categoria elétrica.
Caio Collet, campeão da Fórmula 4 francesa em 2018 e com experiência na Fórmula 3 entre 2021 e 2023, está atualmente dividindo seu tempo entre o papel de reserva da Nissan e sua participação na temporada da Indy NXT – anteriormente conhecida como Indy Lights – nos Estados Unidos. Na categoria norte-americana, Collet compete pela equipe HMD Motorsports e fez sua estreia com um sólido sétimo lugar na etapa de St. Petersburg.
Os outros pilotos no Rookie Test são: o alemão Tim Tramnitz (ABT Cupra), o barbadiano Zane Maloney (Andretti), o israelita Robert Shwartzman (DS Penske), o estones Paul Aron (Envision Race), o espanhol Mikel Azcona (ERT Formula E Team), o sul-africano Sheldon van der Linde (Jaguar TCS Racing), os britânicos Taylor Barnard (NEOM McLaren) e Jordan King (Mahindra), o francês Yann Ehrlacher (Maserati MSG Racing) e o australiano Matt Campbell (TAG Heuer Porsche)