Z - Futebol Agência ENM
Brasileiros decidem, Real Madrid vence o Betis e segue na liderança da La Liga
— Continua depois da publicidade —
A boa fase do Real Madrid até aqui na temporada se dá muito pela boa fase dos brasileiros. Diante do Betis, no Santiago Bernabéu, os donos da casa tiveram Vinicius Junior e Rodrygo marcando e dando a vitória por 2 a 1 contra a equipe de Sevilha neste sábado, 3. Canales descontou para os visitantes. A vitória devolveu a liderança e colocou pela primeira vez uma diferença de pontos para os madridistas na ponta da La Liga.
O primeiro tempo teve as duas equipes muito bem ofensivamente e apostando nas investidas pelos lados. Após um começo sem tantas oportunidades claras, a melhor delas surgiu aos oito com Vinicius Junior. O brasileiro recebeu lançamento do campo de defesa, ganhou na corrida da defesa e bateu por cobertura para abrir o placar. O Betis, mesmo jogando fora de casa, foi para cima dos madridistas e conseguiu empate aos 17 minutos. Em rápida cobrança de lateral, Borja Iglesias fez o pivô e ajeitou para Canales, que bateu de primeira entre as pernas de Courtois para deixar tudo igual.
O gol sofrido não abalou o Real Madrid, que logo após a saída de bola buscou voltar a liderança do placar. Rodrygo fez boa jogada pela direita, cruzou na área, mas Vini Jr. pegou mal e a bola subiu. Em seguida, Tchouameni teve boa cabeçada defendida por Rui Silva, Alaba chutou forte pelo alto e Benzema também desperdiçou boa oportunidade na grande área. A chuva de oportunidades dos donos da casa trouxe a torcida para o jogo, inflamou o Santiago Bernabeu e virou até o fim do primeiro tempo domínio de um só lado.
Acuado, o Betis tentava sair com o toque de bola, mas tinha dificuldades diante do sistema defensivo do Real Madrid. Quem buscava as melhores jogadas dos visitantes era Canales, que dava o toque de lucidez no meio-campo e armava as jogadas. Do outro lado, o time todo do Real Madrid parecia jogar com muito conforto pelo que apresentava em campo. Com toques rápidos e muitas jogadas de efeito, o time pressionou, bateu de frente, mas não teve mais nenhuma chance tão clara de gol após o fortalecimento defensivo dos rivais. E assim acabou a etapa inicial com um jogo muito interessante entregue pelas equipes.
O segundo tempo começou muito equilibrado para ambos os lados. Mesmo com poucas oportunidades convertidas em chutes ao gol, os dois lados buscavam tirar o empate do placar. Aos poucos, o Real Madrid retomava as rédeas da partida, tanto para tirar espaço adversário, quanto para se posicionar no campo de ataque. Conforme avançava, o gol se aproximava até que aos 19 minutos mais um brasileiro definiu. Em jogada toda pela direita, Valverde, que havia entrado há pouco, avançou na área e cruzou rasteiro para Rodrygo pegar sem tanta força, mas sendo suficiente para entrar ainda com Rui Silva batendo na bola.
Cinco minutos depois, o Madrid ainda continuava pressionando em busca de mais conforto no jogo. Em cruzamento de Modric, Rodrygo ajeitou para a área e a bola pegou no travessão. Mendy pegou o rebote, acionou o camisa 10 madridista na entrada da área, que pegou de três dedos em chute muito perigoso, mas que foi desviado pelo goleiro antes de sair pela linha de fundo. Parecia apenas ser questão de tempo para que os donos da casa ampliassem o marcador e mostrassem. Em uma das poucas oportunidades de avançar ao ataque, o Betis parou novamente em Courtois. Aos 30 minutos, Guido Rodriguez chutou uma bomba de longe, mas no meio do gol e o goleiro belga espalmou para fora.
Com o jogo praticamente decidido, Real Madrid e Betis não ofereceram mais grandes perigos para os gols adversários. Os madridistas tocavam a bola em busca de manter a posse e gastar o cronômetro, enquanto o time de Sevilha tentava pressionar para roubar a bola, mas encontrava dificuldades mesmo com as mudanças propostas pelo técnico Manuel Pellegrini.
A vitória do Real Madrid mantém o time na liderança da La Liga com 12 pontos em quatro jogos. O Betis é o segundo colocado com nove. No próximo compromisso, os Madridistas viram a chave e se concentram na estreia da Champions League diante do Celtic, na Escócia, às 16h (de Brasília) na terça-feira. A equipe de Sevilha disputará a primeira rodada da Europa League contra o HJK, fora de casa, na quinta-feira, 8, às 13h45 (de Brasília).