Olimpíadas

Brasileiros fecham participação da vela nas Olimpíadas sem medalha

Brasileiros terminam participação nas classes 470 e Nacra 17 sem medalha

Publicado em

Wander Roberto/COB
— Continua depois da publicidade —

Após muita instabilidade na disputa da vela olímpica por conta das condições climáticas, as competições nas classes 470 e Nacra 17 foram finalizadas nesta quinta-feira (8), nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. As duplas brasileiras Henrique Haddad e Isabel Swan conquistaram a décima colocação na vela dinghy mista, a 470, e João Siemsen e Marina Arndt ficaram na nona colocação da vela multicasco mista, a Nacra 17, embora tenham fechado a medal race na terceira colocação.

Na classe 470, Henrique Haddad e Isabel Swan mantiveram a média que os levou até à medal race e terminaram a prova na décima colocação. Eles fecharam a prova em 26 minutos e 46 segundos, 1 minuto e 20 segundos atrás dos líderes da medal race, os franceses Camille Lecointre e Jeremie Mion. Mas quem foi ao pódio foram os austríacos Lara Vladau e Lukas Maehr com o ouro, os japoneses Keiju Okada e Miho Yoshioka com a prata e os suecos Anton Dahlberg e Lovisa Karlsson com o bronze, por conta da somatória dos pontos conquistados ao longo das nove regatas disputadas na categoria.

Na Nacra 17, João Siemsen e Marina Arndt fizeram uma excelente medal race e concluíram a prova em terceiro lugar. Os brasileiros fecharam a regata em 27 minutos e 58 segundos, 2 minutos e 25 segundos atrás dos líderes franceses Tim Mourniac e Lou Berthomieu. Apesar da boa prova que fizeram, a colocação não era o suficiente para garantir uma medalha para a dupla. Eles ficaram na nona posição geral com 115 pontos somados. O pódio foi formado pelos italianos Ruggero Tita e Caterina Banti que dominaram toda a categoria ao longo das 13 regatas com seis vitórias. Eles ficaram com o ouro, os argentinos Mateo Majdalani e Eugenia Bosco com a prata e os neozelandeses Micah Wilkinson e Erica Dawson ficaram com o bronze.

Publicidade

As últimas competições da vela olímpica que faltam para ser definidas são a Fórmula Kite masculina e feminina. Ambas estão previstas para acontecer nesta quinta-feira, mas pela falta de ventos na Marina de Marselha elas têm enfrentado atrasos. O Brasil tem como representante na vela kite o maranhense Bruno Lobo que fechou a fase classificatória em sétimo lugar. Ele disputa a semifinal A em busca da medalha olímpica. 

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile