Futebol Mineiro
Caldense abre mão da Série D 2023 e Villa Nova pode herdar vaga
— Continua depois da publicidade —
A Caldense está fora da Série D de 2023! A veterana de Poços de Caldas abriu mão de disputar o Campeonato Brasileiro deste ano, ficando de fora da competição de nível nacional após 8 Participações consecutivas.
O clube do Sul de Minas havia se classificado para a quarta divisão este ano, após ser semifinalista e vice-campeão do Interior em 2022. No mesmo ano, a Caldense disputou a Série D, mas decepcionou com a eliminação na fase de grupos, e realizando uma das piores campanhas dentre os 64 clubes. Atualmente, o clube não faz uma boa campanha no Mineiro, e briga contra o rebaixamento no Estadual.
Segundo a nota oficial do clube, o principal fator que motivou a desistência da disputa foram questões financeiras, pois ‘os recursos disponíveis não são suficientes para tal’, e destaca que o foco da diretoria está voltada para uma ‘responsabilidade fiscal’.
Confira a nota completa lançada nas redes sociais da Caldense:
Nota oficial sobre a participação da Caldense na Série D 2023
A Caldense entra nas competições sempre com o intuito de conseguir os melhores resultados e objetivos possíveis. A cada ano os investimentos necessários para se manter uma equipe profissional vem aumentando e equilibrar a parte econômica tem sido um grande desafio.
A Caldense gostaria de montar uma equipe a altura de sua tradição quase centenária de conquistas e glórias para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D 2023, para brigar pelo tão sonhado acesso à Série C. Entretanto, os recursos disponíveis no momento não são suficientes para tal.
Não queremos entrar na disputa somente para cumprir tabela e correr o risco de fazer uma campanha abaixo do que todos os nossos torcedores e associados esperam e merecem. Além disso, a diretoria executiva tem o compromisso e a responsabilidade fiscal com as contas da instituição. Assim, a Caldense optou por não disputar a Série D 2023. Contamos com a compreensão de todos.
Atenciosamente,
Diretoria da Caldense.
VILLA NOVA APARECE COMO CANDIDATO PARA ASSUMIR VAGA
Com a reviravolta, o Villa Nova é o primeiro clube na ‘linha de sucessão’ para a disputa da Série D 2023, o time de Nova Lima foi o primeiro clube sem divisão que não se classificou para o Campeonato Brasileiro, e por isso, conquista direto à vaga.
O alvirrubro chegou a reivindicar a vaga no STJD, por possível divergência de regulamento envolvendo a disputa do Troféu Inconfidência, e sua interferência na classificação final do Campeonato Mineiro do ano passado, mas foi derrotado em todas as instâncias, e a vaga ficou com o Democrata-GV.
Em comunicado da assessoria de imprensa do clube ao “Portal Villa Nova”, ‘o Villa deseja a vaga, mas não fará nenhuma ação impensada para comprometer a instituição.’, além de buscar parceiros e possíveis recursos para a disputa. O tempo de resposta para aceitar ou recusar a vaga estabelecido pela CBF, e pela FMF, seria ainda hoje, mas o Leão do Bonfim tenta esticar o prazo para retorno. Em caso de recusa, o direito de disputa é repassado para a Patrocinense.