Mais Esportes
Calderano celebra terceiro lugar no WTT Star Contender
— Continua depois da publicidade —
Número 5 do ranking mundial, Hugo Calderano alcançou, no último sábado (8), o terceiro lugar no WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia. Na semifinal, ele perdeu para o chinês Fan Zhendong, segundo da WTT, por 3 sets a 2: 6/11, 7/11, 11/6, 11/4, 7/11.
Os próximos desafios do carioca de 27 anos serão na América do Sul. O primeiro é o WTT Contender Lima, entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, em Lima, no Peru. Em seguida, ele disputará o WTT Contender Rio, entre 7 e 13 de agosto, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro.
“Foi um torneio muito positivo e sei que poderia ter sido ainda melhor. Eu tive boas chances na semifinal contra o Fan Zhendong, mas, considerando as duas últimas competições, em que não tive uma performance tão boa, consegui me esforçar bastante mentalmente e joguei muito bem taticamente. Em todos os jogos eu consegui achar boas soluções nos momentos mais importantes e consegui vitórias muito boas. Então, acho que foi uma boa competição e isso pode me dar mais energia ainda para as próximas, em Lima e no Rio”, disse Hugo.
Esta é a quarta vez na temporada 2023 que o brasileiro, único não chinês a alcançar a semifinal na Eslovênia, vai ao pódio no circuito internacional. Em janeiro, ele foi campeão do WTT Contender Durban e do WTT Contender Doha. Em março, ficou em terceiro lugar no WTT Grand Smash Singapura.
O resultado coroou uma semana produtiva do mesa-tenista, com direito a um feito expressivo: foi o único a tirar sets de Fan Zhendong na competição até a semifinal. O número 2 do mundo decidirá o título neste domingo, contra o compatriota Wang Chuqin.
Os torneios WTT Star Contender estão entre os mais relevantes do circuito. A competição reúne sete atletas do top 10 e distribui 600 pontos ao campeão.
Reconhecimento além da mesa
O desempenho de Hugo vem sendo reconhecido fora da mesa. Em fevereiro, o carioca foi eleito o Atleta da Torcida no Prêmio Brasil Olímpico, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ao receber mais de 45% dos votos, ele se tornou o primeiro atleta a levar duas vezes o troféu – a primeira havia sido em 2019.
Na virada do ano, Hugo também entrou na prestigiada lista Forbes Under 30, promovida pela edição brasileira da revista Forbes. A relação, elaborada por jornalistas e especialistas em diferentes áreas, reuniu os jovens de até 30 anos que mais se destacaram ao longo de 2022.