Outro lado
Com apoio de Cafu, Fifa e OMS lançam campanha para promover a conscientização sobre saúde mental
— Continua depois da publicidade —
Nesta terça-feira (3), a FIFA anunciou uma campanha destinada a aumentar a conscientização sobre os sintomas de problemas de saúde mental. A ação intitulada de #ReachOut (ou “Estenda a Mão”- em português) tem como objetivo incentivar as pessoas a procurarem ajuda e destaca a importância de uma maior conscientização sobre o tema dentro e fora das quatro linhas.
A campanha de conscientização sobre saúde mental conta com a participação de várias personalidades do futebol mundial, incluindo o ex-jogador Cafu, que foi Pentacampeão do Mundo pelo Brasil, em 2002, e Aline Pellegrino, ex-zagueira da Seleção Brasileira.
No lançamento da campanha #ReachOut, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, falou sobre a gravidade do tema e o quanto a informação e o dialogo podem salvar vidas.
– A depressão e a ansiedade afetam um número crescente de pessoas em todo o mundo, e os jovens estão entre os mais vulneráveis. Ter uma conversa com a família, amigos ou um profissional de saúde pode ser fundamental. A FIFA tem o orgulho de lançar esta campanha, apoiada pela Organização Mundial da Saúde e ASEAN para incentivar as pessoas a #ReachOut-, declarou Infantino.
Ao vivo: confira tudo sobre as Olimpíadas no ENM
Segundo dados da Federação Internacional de Futebolistas Profissionais da Fifa (FIFPro), a depressão afeta mais de 260 milhões de pessoas no mundo. Além disso, cerca de metade de todas as condições de saúde mental começam aos 14 anos, sendo o suicídio é a quarta causa de morte em jovens de 15 a 29 anos.
De acordo com a FIFPro, dentre os jogadores de futebol ativos, 23 % relatam distúrbios do sono, enquanto 9% relataram depressão e outros 7% sofrem de ansiedade. Já entre os jogadores aposentados, esses números aumentam são: 28% lutam para dormir e a depressão e a ansiedade afeta 13% e 11%, respectivamente.