Mais Esportes

Campeões brasileiros de XCE vivem expectativa para etapa de São Paulo da Copa do Mundo

Publicado em

Alemão Silva
— Continua depois da publicidade —

A menos de uma semana para a etapa de São Paulo da Copa do Mundo de XCE, o Cross Country Eliminator, organizada pela Avelar Sports em parceria com a Shimano Fest, ciclistas renomados internacionalmente finalizam a preparação. Entre eles, estão o paulista Luiz Henrique Cocuzzi e a baiana Ana Laura Moraes, que no último dia 4 conquistaram o título de campeões brasileiros da categoria, em Congonhas (MG).

Ambos defendem a Audax Racing, que é patrocinadora master da prova a ser realizada neste domingo (18), no Memorial da América Latina, na Zona Oeste da capital paulista, e despontam como grandes talentos do mountain bike na atualidade. Os primeiros treinos livres acontecerão no sábado (17).

Luiz Henrique Cocuzzi, de 31 anos, tem no currículo o título de campeão panamericano de XCE em 2015, mas acabou se afastando da modalidade nos últimos anos. Em 2024, decidiu voltar a competir no mountain bike e saiu com a vitória, o que deu ainda mais motivação para os próximos desafios.

Publicidade

“Chego com a expectativa alta e estou me preparando muito bem para esta prova. Por ser uma etapa da Copa do Mundo de XCE, ainda mais dentro da Shimano Fest, a competição tem um grande peso”, conta Cocuzzi, que também ficou com o título no XCO no Brasileiro.

A jovem Ana Laura, de apenas 19 anos, não para de colecionar conquistas em diversas modalidades do ciclismo. Além do XCE, é a atual campeã brasileira de estrada e maratona.  

“Será a minha primeira vez correndo uma Copa do Mundo de XCE, então vejo como uma grande oportunidade de largar com as melhores do mundo. Agora, com o título de campeã brasileira de XCE, estou animada e as expectativas são as melhores”, comentou Ana Laura. 

O XCE (Cross-Country Eliminator) é uma modalidade do Mountain Bike que vem crescendo no cenário nacional e internacional. Na modalidade, os ciclistas competem em curvas sinuosas, com obstáculos, e precisam eliminar um ao outro, até sobrar o vencedor. 

“O Brasil tem desenvolvido bastante no mountain bike, e estão aumentando o nível de todos, tanto dos atletas, quanto do evento e organizados. E isso ajuda nós atletas a crescermos e evoluirmos também”, destacou Ana Laura. 

Astros e estrelas internacionais em ação

Além dos brasileiros, a etapa de São Paulo da Copa do Mundo de XCE contará com o brilho de diversos ciclistas de renome internacional. Destaque para o francês Titouan Perrin-Ganier, hexacampeão mundial de XCE, e a italiana Gaia Tormena, pentacampeã mundial da categoria.

A etapa brasileira do Mundial de XCE será a sexta de oito. A Copa do Mundo de Cross Country Eliminator é organizada pela City Mountainbike e a UCI (Union Cycliste Internationale). Todas as paradas acontecem em grandes cidades, o que evidencia o tamanho da competição e a confiança depositada na Avelar Sports. 

“O Brasil está sendo palco de grande eventos, e virando referência na América Latina. Os atletas estão vindo participar pela quantidade e pela qualidade das provas que estão acontecendo no Brasil”, comentou Cocuzzi. 

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile