Campeonato Mineiro
Campeonato Mineiro terá início logo após o fim do Brasileirão; veja datas
— Continua depois da publicidade —
A Federação Mineira de Futebol (FMF) realizou, nesta segunda-feira (14), uma reunião com os representantes dos clubes participantes do Campeonato Mineiro 2021 e definiu a data de início da competição. Dessa forma, ficou definido que o estadual terá a sua estreia marcada para o dia 28 de fevereiro de 2021, apenas quatro dias após a 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, e a grande final será realizada no dia 23 de maio.
A fórmula para a disputa do torneio será a mesma desta temporada, com 12 times se enfrentando em turno único. Os quatro melhores colocados avançam para as semifinais e, em jogos de ida e volta, definem o duelo na grande decisão – também com modelo de ida e volta. Os dois últimos colocados serão rebaixados para o Módulo II do Campeonato Mineiro.
As competições Troféu Inconfidência (minitorneio que disputam times que terminam entre a quinta e oitava colocação) e Recopa Mineira (que participam o vencedor do Troféu do Interior e do Troféu Inconfidência), também estão de volta.
Para a temporada de 2021, não terá limite mínimo de capacidade dos estádios para as fases decisivas do campeonato e, caso ocorra à liberação de torcedores nas arquibancadas, o valor mínimo a ser cobrado será de R$ 10. Também não haverá limite de inscrição de atletas. Porém, o mesmo jogador não poderá atuar por duas equipes diferentes durante a competição.
Por fim, as inscrições podem ser feitas no Boletim Informativo Diário até o último dia útil anterior a cada partida. Além disso, a FMF decidiu que todos os treinadores deverão ter a licença da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Veja os 12 participantes do Campeonato Mineiro 2021:
América
Athletic Club
Atlético
Boa Esporte
Caldense
Coimbra
Cruzeiro
Patrocinense
Pouso Alegre
Tombense
Uberlândia
URT