Futebol Internacional
Carlos Queiroz é anunciado como o novo treinador da seleção do Qatar
— Continua depois da publicidade —
Anfitriã na última Copa do Mundo, a seleção do Qatar anunciou, nesta segunda-feira (06), o acerto com o técnico português Carlos Queiroz, de 69 anos. Experiente, o profissional terá a possibilidade de dirigir mais uma seleção em sua carreira. Na disputa do último Mundial, Queiroz esteve no comando do Irã, que acabou sendo eliminado na fase de grupos. Ao todo foram três jogos com uma vitória e duas derrotas.
O Qatar apostou no treinador depois da saída do espanhol Félix Sánchez, que esteve no comando durante o Mundial, mas com uma participação muito abaixo do esperado. Mesmo atuando em casa, a seleção do Qatar não conseguiu vencer e fez apenas um gol em toda a disputa do Mundial, amargando assim a última colocação do grupo A, que tinha ainda Holanda, Equador e Senegal.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Carlos Queiroz comanda seleções de maneira direta desde a temporada 2008, quando deixou o cargo de treinador adjunto do Manchester United para assumir a seleção de Portugal. Após isso, o técnico passou nove anos dirigindo o Irã, até passar ainda por Colômbia e Egito antes de retornar ao Irã. Antes disso, Queiroz ainda treinou África do Sul e Emirados Árabes Unidos. O Qatar será a sétima seleção comandada por Queiroz na carreira.
Um dos principais objetivos do novo treinador será novamente colocar o Qatar na disputa de uma Copa do Mundo. A edição passada foi a primeira que o país asiático participou em toda a sua história. Agora, em 2026, a ideia é repetir o feito e conseguir evoluir dentro do futebol. O Qatar conquistou a Copa da Ásia em 2019, competição que também está nos planos de Carlos Queiroz.
O melhor rendimento recente de Carlos Queiroz foi no comando da seleção do Egito, aonde conseguiu dez vitória em 19 jogos disputados. Apesar disso, o treinador acabou sendo demitido e, pouco depois, retornou ao comando da seleção iraniana. Dirigindo clubes, Carlos Queiroz passou por Sporting, de Portugal, Metro Stars, dos Estados Unidos, e Nagoya Grampus, do Japão.