Internacional

Caso Robson: Justiça russa condena ex-motorista do jogador Fernando a pena mínima de três anos

Publicado em

— Continua depois da publicidade —

Robson Nascimento de Oliveira poderá deixar a prisão na Rússia dentro de menos de um ano e meio. Nesta quarta-feira, no último dia de julgamento, a Justiça russa diminuiu a pena do brasileiro de 12 anos, como pedia a promotoria, para três anos de prisão. Levando em conta o tempo que já está preso, o motorista já cumpriu mais da metade da pena. A promotoria tem 10 dias para ingressar recurso em segunda instância, o que deve ocorrer segundo informações do “ge”.

Após a sentença derradeira de um juiz de segunda instância, pode iniciar o processo de transferência de Robson da Rússia para o Brasil. O trâmite será discutido entre os ministérios da Justiça brasileiro e russo

Ainda segundo o “ge”, “Robson chorou bastante ao final da sentença, considerada surpreendente até pela defesa do motorista”. O brasileiro poderia ser condenado a até 25 anos de prisão em cenário de penas máximas.

Publicidade

Robson foi condenado por contrabando e tentativa de tráfico de drogas por ter levado para a Rússia duas caixas do remédio Mytedom 10mg (cloridrato de metadona) comprados pela família do jogador de futebol Fernando, volante, ex-Seleção Brasileira e atualmente no Beijing Guoan. Os remédios estava numa mala entregue por um funcionário da família do atleta ao motorista no embarque no Rio de Janeiro, narrativa confirmada pelos envolvidos em depoimentos. Robson não tinha conhecimento do conteúdo da mala.

Robson terá de cumprir o restante da pena em presídio brasileiro. Pelas leis russas, cumprindo 3/4 da pena, o condenado já pode deixar o regime fechado. Se a pena for mantida, Robson já poderá deixar o centro de detenção, em Kashira, em cerca de oito meses

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile