Futebol Feminino

CBF anuncia Supercopa do Brasil de Futebol Feminino em 2022

Publicado em

Foto: Thais Magalhães/CBF
— Continua depois da publicidade —

O futebol feminino brasileiro terá mais uma competição nacional a partir de 2022. Se trata da Supercopa do Brasil, que abrirá a próxima temporada e tem início previsto para fevereiro ou março. A competição reunirá oito times entre as melhores classificadas no Brasileiro Feminino A-1 e A-2 (Segunda Divisão) de 2021.

— Esse é mais um passo no fomento e na valorização do futebol feminino, que vem sendo uma prioridade da nossa gestão. Com a criação da Supercopa do Brasil, atendemos à constante demanda por um calendário cada vez mais encorpado para nossos clubes. Esse é um dos grandes desafios no desenvolvimento da modalidade. Permitir que as atletas joguem em alto nível durante toda a temporada ressaltou — Rogério Caboclo, presidente da CBF.

A Supercopa do Brasil de Futebol Feminino terá o formato mata-mata, com oito times de vários estados. As vagas para a competição serão distribuídas entre os 12 melhores classificados do Brasileiro Feminino A-1 e os quatro melhores do Feminino A-2. A federação melhor posicionada no Ranking Nacional de Futebol Feminino 2021 terá direito a duas vagas no torneio.

Publicidade

Os confrontos serão definidos por sorteio e o mando de campo será do clube da federação melhor posicionada no Ranking Nacional do Futebol Feminino 2021. A primeira fase será com partidas únicas, a partir da semifinal, os duelos serão em jogos de ida e volta.

—Nosso objetivo é uma competição emocionante, que premie as equipes com melhor desempenho no Campeonato Brasileiro. Dessa forma também suprimos uma lacuna no calendário, dando às jogadoras a oportunidade de iniciar mais cedo a temporada e aos clubes a chance de começarem o ano disputando um título nacional Além disso, o formato mata-mata também é muito importante para o desenvolvimento físico e emocional das atletas — concluiu Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas da CBF.

Veja também: Sarina Wiegman é eleita melhor treinadora do futebol feminino pela Fifa

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile