São Paulo
CBF divulga áudio do VAR da partida entre Palmeiras e São Paulo pela Copa do Brasil
— Continua depois da publicidade —
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio do VAR do jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil entre Palmeiras e São Paulo na última quinta-feira (14), no Allianz Parque e assumiu não ter visto a posição do atacante Calleri no lance que originou o pênalti para a equipe do Morumbi, comandada por Rogério Ceni.
No vídeo que revela a conversa no lance do zagueiro Gustavo Goméz no atacante do São Paulo, Calleri, a CBF mostra que houve erro da equipe de arbitragem por não ter traçado a linha de impedimento do atacante são-paulino no início da jogada. Segundo ela, o lance é visto como “ajustado” e nesses casos a orientação é traçar as linhas para verificar possível impedimento — e isso não foi realizado.
– O árbitro assistente de vídeo deveria ter observado os melhores ângulos disponíveis. Em lances ajustados, a linha virtual deve ser utilizada para a confirmação da decisão de campo – diz o vídeo da CBF.
+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
No lance com Gustavo Gómez, o VAR entende que há dois puxões do defensor paraguaio no atacante do São Paulo, Calleri. O árbitro da partida, Leandro Vuaden, vai ao ARA (monitor de revisão de vídeo) e escuta Emerson de Almeida Ferreira dizer: “tem duas ações do defensor, tá ok? E o atacante tenta jogar por duas vezes consecutivas e não consegue” e Vuaden responde: “Perfeito. Depois ele cai e não consegue jogar. Pênalti e cartão amarelo”.
Os árbitros de vídeo Emerson de Almeida Ferreira e Marcus Vinicius Gomes que trabalharam no jogo, foram retirados da escala em que participariam na partida entre Athletico e Internacional, no sábado. Após as polêmicas no clássico paulista na última quinta-feira, no Allianz Parque, a CBF comunicou que eles “estão sob avaliação de seu desempenho técnico”.