Campeonato Brasileiro
CBF divulga trio de arbitragem para jogo entre Ceará e Botafogo pelo Brasileiro
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a equipe de arbitragem que comandará a partida entre Ceará x Botafogo, pela 2ª rodada do Brasileirão. O experiente Raphael Claus será o árbitro principal. Os também paulistas Danilo Ricardo Simon Manis e Neuza Ines Back serão os assistentes. O cearense Luiz César de Oliveira Magalhães será o quarto árbitro. Comandam o VAR, os catarinenses Rodrigo Alonso Ferreira e Helton Nunes.
— Continua depois da publicidade —
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a equipe de arbitragem que comandará a partida entre Ceará x Botafogo, pela 2ª rodada do Brasileirão. A partida será no próximo domingo (17), na Arena Castelão, às 19 horas.
O experiente Raphael Claus será o árbitro principal. Os também paulistas Danilo Ricardo Simon Manis e Neuza Ines Back serão os assistentes. O cearense Luiz César de Oliveira Magalhães será o quarto árbitro. Comandam o VAR, os catarinenses Rodrigo Alonso Ferreira e Helton Nunes.
Polêmica na estreia
Logo na abertura do Brasileirão, a torcida do Vovô saiu na bronca com a arbitragem. Aliás, a torcida do Palmeiras (adversário na ocasião) também. A atuação do potiguar Caio Max foi bastante criticada, onde distribuiu 15 cartões amarelos e expulsou Vina. Mesmo com tantos cartões, acabou perdendo o controle do jogo, onde vários tumultos impediram a bola rolar. Pesou também, a não marcação de pênalti à favor do Ceará que sequer foi revisado pelo VAR.
O presidente do Ceará, Robinson de Castro, se pronunciou em suas redes sociais: “Apesar da vitória do Ceará quero registrar que a arbitragem nos prejudicou muito. Não é só quando perde que temos que criticar a arbitragem. Iremos representar junto à comissão de arbitragem da CBF”, afirmou o mandatário Alvinegro.
Histórico pesado de Claus
Hoje, é seguro afirmar que Raphael Claus está no top-3 da arbitragem do Brasil. O paulista apitou o segundo jogo da final do Paulistão, que deu o título ao Palmeiras. Com imensa polêmica na ida, Claus conteve os ânimos e entrou um jogo tranquilo, amenizando as críticas a arbitragem do torneio.
O árbitro FIFA já apitou alguns grandes jogos do Ceará, como a decisiva partida diante do América/MG, na 37ª rodada do Brasileirão 2021. Além disso, já comandou Clássico-Rei mais de uma vez. O último, foi o histórico duelo na rodada 33, também pelo Brasileirão do ano passado, quando o Vovô venceu por 4×0.
Claus já apitou esse mesmo confronto, no mesmo estádio. Em 2020, na última rodada do Brasileirão, o paulista comandou a arbitragem do jogo vencido pelo Ceará, por 2×1.