Outro lado
CBF e clubes lamentam morte do cartunista Ziraldo, aos 91 anos
O cartunista, morto aos 91 anos, era apaixonado por futebol e retratou cubes e mascotes ao longo da carreira
— Continua depois da publicidade —
A morte do cartunista Ziraldo, aos 91 anos, repercutiu também no mundo do futebol. O criador do “Menino Maluquinho” era apaixonado pelo esporte e realizou diversos trabalhos sobre o tema voltados para o público infantil. A CBF e clubes brasileiros lamentaram o falecimento neste sábado (06), exaltando a vida e a obra do artista.
A CBF lembrou que Ziraldo esteve na final da Copa do Mundo de 1950, quando o Brasil perdeu o título para o Uruguai, no Maracanã.
— Lamento a morte do Ziraldo, um artista completo. Seus livros e personagens marcaram a vida de gerações de brasileiros. Envio minhas condolências aos familiares e aos fãs desse grande brasileiro. O futebol perde um grande apaixonado. Ele também retratou com muita beleza a alegria do futebol — afirmou o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, por meio de nota divulgada no Twitter.
Mineiro de Caratinga, Ziraldo era torcedor do Flamengo. Em 2009 publicou uma obra contando a história do clube, voltado para crianças. Poucos anos depois, em 2012, desenhou a marca comemorativa do centenário do rubro-negro.
O artista também retratou a história de outros clubes, como Grêmio, Internacional e Palmeiras. Também foi convidado pelo Clube dos 13 para desenhar os mascotes dos 16 times da elite da Copa União de 1987.
Seu personagem mais famoso também ganhou um livro relacionado ao futebol. “Maluquinho por Futebol” tem 16 histórias em quadrinhos, contando as avanturas, gols e bolas fora do garoto que vive com uma panela na cabeça.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Nas redes sociais, diversos clubes reverenciaram Ziraldo.
O escritor sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2018 e desde então sua saúde inspirava cuidados. De acordo com Daniela Thomas, filha do cartunista, Ziraldo estava acamado há seis anos e teve falência múltipla dos órgãos, mas a causa oficial da morte ainda não foi divulgada pela assessoria.