Ceará
Ceará aumenta chances de seguir na Série A do Campeonato Brasileiro
— Continua depois da publicidade —
A combinação de resultados da rodada 26 do Brasileirão e a vitória por 2 a 1 contra o Santos, o Ceará aumentou suas chances de permanência na Série A. Segundo o Espião Estatístico, o clube cearense tem 87,7% de probabilidade de ficar no Brasileirão, porcentagem bem tranquila em relação aos seus concorrentes. Dos times que estão abaixo do Vozão, apenas o Fortaleza e o Coritiba têm mais de 50% de chances para ficar na elite (84,4% e 57,8%, respectivamente), em seguida vem o Cuiabá com 49,4%, o Avaí fica com 22%, e os dois últimos estão com uma porcentagem baixa, sendo o Atlético – GO com 15% e o Juventude com apenas 1,7%.
Se o torcedor ainda sonha com algo grande, os números não são animadores. A porcentagem para o Ceará alcançar o G-6 é de apenas 1%. Entretanto, caso a temporada 2021 se repita abrindo vaga para 13 clubes brasileiros para competições internacionais (8 para Copa Libertadores e 6 para Copa Sul-Americana), o Vozão tem boas chances de beliscar uma vaga.
No atual momento estão disponíveis 8 vagas para essas competições, já que a final da Libertadores está composta por duas equipes brasileiras que estão no G-6 (Flamengo e Athletico Paranaense), e a final da Copa do Brasil, provavelmente, será composta por dois times do G-6. Assim, caso o Ceará queira voltar a disputar a Sul-Americana em 2023, o Vozão teria que terminar o campeonato, pelo menos, na 8° posição.
Para o Ceará sair premiado com uma classificação numa competição internacional, é preciso vencer os seus jogos em casa, visto que o clube tem a 3° pior campanha como mandante do campeonato, ficando atrás apenas do Botafogo e do Juventude. Os seus próximos jogos em casa são diante do São Paulo, América Mineiro, Goiás, Cuiabá, Fluminense e Juventude. Pensando num possível acesso para a Sul-Americana e para o livramento da Série B, dos 6 jogos, 5 são disputas diretas na tabela.