Futebol Internacional

Champions terá mudanças, mas “mérito esportivo” segue como critério

Publicado em

Foto: Divulgação / Uefa
— Continua depois da publicidade —

Os representantes das Ligas Europeias se reuniram, nesta sexta-feira (29), em uma Assembleia Geral que aconteceu na cidade de Istambul, na Turquia. Dentre os vários assuntos que foram discutidos para o crescimento do futebol europeu, os presentes também aprovaram a ampliação da Liga dos Campeões a partir de 2024. A competição terá mais jogos e clubes envolvidos, mas a questão do “mérito esportivo” não foi alterado. O desempenho em competições nacionais será fundamental para vaga na Champions.

Após a Assembleia Geral, Alberto Colombo, secretário-geral adjunto das Ligas Europeias frisou a importância de a qualificação para a Liga dos Campeões seguir mantendo o modelo do mérito esportivo. Ou seja, mesmo com a ampliação do número de participantes, os clubes só poderão jogar a Liga dos Campeões se conseguirem um bom desempenho nas ligas nacionais de seus países.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Publicidade

— Os méritos esportivos nas respectivas competições nacionais vão seguir sendo o único acesso à Liga dos Campeões. Este é um princípio-chave do modelo desportivo que sempre esteve presente na competição. Jamais poderemos pensar num modelo que comprometa essa definição — disse Alberto Colombo.

Durante a fase de debates sobre as mudanças na Liga dos Campeões, algumas federações europeias levaram à frente a ideia de que algumas vagas fossem atribuídas a clubes com um maior coeficiente de aproveitamento e que não conseguiram a classificação para a Liga dos Campeões pelas competições nacionais. O modelo, no entanto, acabou vetado.

A partir de 2024, a Liga dos Campeões passará a ter 36 times em sua fase principal, quatro a mais do que é adotado como modelo de disputa neste momento. Além disso, durante a fase de grupos, os times terão que fazer dez jogos, o que siginifica também quatro partidas a mais do que a regra que está em vigor.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile