Futebol Internacional
Chelsea contrata Enzo Maresca, ex-auxiliar de Guardiola, como novo técnico
O italiano foi campeão da Championship com o Leicester e assinou com os Blues até 2029
— Continua depois da publicidade —
O Chelsea anunciou oficialmente a contratação do técnico italiano Enzo Maresca, de 44 anos, ele chega para substituir o argentino Mauricio Pochettino, que deixou o clube. O técnico estava no Leicester e liderou os Foxes a conquista da segunda divisão inglesa na última temporada.
– Chegar ao Chelsea, um dos maiores clubes do mundo, é o sonho de qualquer treinador. É por isso que estou tão animado com essa oportunidade. Estou ansioso para trabalhar com um grupo muito talentoso de jogadores e funcionários para desenvolver uma equipe que continue com a tradição de sucesso do clube e faça nossos torcedores orgulhosos – disse Maresca em um comunicado do clube.
Enzo foi jogador, revelado pelo Milan, passou por West Bromwich, Juventus, Bologna, Piacenza e Fiorentina, antes de chegar ao Sevilla onde fez muito sucesso e foi bicampeão da Copa da Uefa. Após deixar a equipe da Andaluzia teve uma passagem rápida pelo Olympiakos e depois disso foi para o ambicioso projeto do Málaga e ajudou a equipe a ir para a Champions League pela primeira vez em sua história. Após isso, voltou ao futebol italiano onde Sampdoria, Palermo e Hellas Verona, clube que anunciou sua aposentadoria em 2017.
Após isso começou sua carreira fora dos gramados, foi assistente de Vincenzo Montella e Joaquín Caparrós no Sevilla, após isso fez parte da comissão do chileno Manuel Pellegrini, em sua passagem pelo West Ham.
De acordo com a imprensa inglesa, os Blues vão pagar aos Foxes uma compensação de cerca de 10 milhões de libras (cerca de 66 milhões de reais na cotação atual). Maresca previamente havia treinado a equipe sub-23 do Manchester City, onde venceu a Premier League 2 e chamou a atenção de clubes como Celtic e Parma que demonstraram interesse em sua contratação.
Com isso, em junho de 2022, foi anunciado pelo Parma que na que havia acabado de ser rebaixado para a Série B e tinha jogadores como Buffon em seu elenco, no entanto essa experiência não deu certo e ele foi demitido em novembro do mesmo ano.
Após isso, Maresca foi convidado a voltar ao City para dessa vez ser auxiliar de Pep Guardiola durante a temporada 22/23, quando os Citizens conquistaram a Tríplice Coroa vencendo a Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League.
No início da última temporada, Enzo Maresca foi contratado pelo Leicester para trazer a equipe de volta à Premier League. Na última Championship, em 53 jogos, o italiano venceu 36 jogos, empatou quatro vezes e perdeu apenas em 13 oportunidades, conquistando a segunda divisão e o acesso direto para a Premier League com 97 pontos.