Futebol Internacional

Chelsea domina Crystal Palace e estreia com vitória na Premier League

Publicado em

Foto: Daniel Hambury via Imago Images
— Continua depois da publicidade —

Na estreia da Premier League, o Chelsea recebeu o Crystal Palace no estádio Stamford Bridge neste sábado (14) e venceu pelo placar de 3 a 0. Marcos Alonso, Pulisic e Chalobah marcaram os gols da vitória dos Blues. 

PRIMEIRO TEMPO: DOMÍNIO ABSOLUTO DO CHELSEA 

Jogando em casa, o Chelsea começou o jogo com mais posse de bola. Os Blues realizavam uma saída de 3+2, com Jorginho e Kovacic à frente da primeira linha de construção. 

Já em uma faixa mais avançada, a equipe do técnico Thomas Tuchel variava para uma linha de cinco (3-2-5) com os alas Azpilicueta e Alonso em profundidade ou com ambos em uma zona mais baixa (3-4-2-1), principalmente Azpilicueta. Werner, Pulisic e Mount eram os responsáveis pela movimentação. Apoios, jogo entrelinhas e corridas direcionadas às costas da defesa. 

Publicidade

Mesmo com uma troca no modelo de jogo – Patrick Vieira assumiu como novo técnico dos Eagles – o Crystal Palace abaixava as suas linhas de marcação e esperava o Chelsea em seu campo para buscar uma transição rápida. No entanto, a equipe londrina tinha dificuldades para sair da marcação alta com encaixes individuais dos Blues.  

A primeira oportunidade mais perigosa foi aos 14 minutos. Mount cobrou falta lateral na direção do gol e obrigou o goleiro Guaita a fazer uma grande intervenção. Apesar do domínio territorial, os Blues não criavam muitas ocasiões.  

O 4-4-2 em bloco médio-baixo do Palace com pressões na zona da bola dificultava a circulação e verticalização de jogo do Chelsea. Mount, Pulisic e Werner eram pouco acionados no terço final do campo e, consequentemente, não causavam perigo para a defesa dos Eagles. 

Porém, quando as coisas estão difíceis pelo chão, a bola parada pode ser uma grande alternativa. E foi! Aos 26 minutos, Marcos Alonso cobrou falta com perfeição e abriu o placar para os Blues no Stamford Bridge. 

O Crystal Palace tinha os mesmos problemas do início do jogo. Os encaixes individuais dos Blues não davam respiro para a saída de bola dos visitantes. Por conta disso, com 30 minutos de jogo, o time do técnico Patrick Vieira não havia finalizado uma única vez na meta do goleiro Mendy. 

O domínio do Chelsea era absoluto. Além de neutralizar o Palace com a marcação alta, os Blues progrediam com a posse de bola. E assim saiu o segundo gol. Pelo chão. Mount tabelou com Azpilicueta na direita e avançou. O inglês cruzou no meio da área, a bola resvalou em Guaita e sobrou para Pulisic empurrar para o gol vazio. Dois gols e um controle tremendo dos donos da casa. 

SEGUNDO TEMPO: EFICIÊNCIA E CONTROLE DOS BLUES 

O segundo tempo voltou com a mesma cara do primeiro. Chelsea com o domínio da posse, eliminando a marcação alta do Palace e progredindo com a bola. 

No entanto, em um descuido do sistema defensivo dos Blues, os Eagles finalizaram pela primeira vez aos oito minutos da etapa complementar. Zaha recebeu nas costas de Marcos Alonso, conduziu e finalizou. Mas a bola foi bloqueada e saiu pela linha de fundo. 

Ainda era pouco. O Crystal Palace precisava reagir. Sendo assim, com 11 minutos do segundo tempo, Patrick Vieira colocou Benteke e Andersen nos lugares de Mateta e Schlupp. 

Mas as alterações não surtiram efeito. Minutos mais tarde, o Chelsea chegou ao terceiro gol. Chalobah recebeu na intermediária, conduziu e acertou um belíssimo chute rasteiro sem chances para Guaita. 3 a 0 e uma atuação impecável dos donos da casa. 

Mesmo com o resultado favorável, o time de Thomas Tuchel não tirava o pé do acelerador. Trocava passes e empurrava o sistema defensivo do Crystal Palace. 

Porém, aos poucos o ritmo do jogo foi diminuindo. O Chelsea já não tinha o mesmo ímpeto dos últimos minutos e o Palace não esboçava nenhuma reação. Os Blues tinham um controle absoluto do confronto e esperavam o tempo passar. 

Sem mais oportunidades dos dois lados, o Chelsea apenas administrou nos minutos finais. 3 a 0 categórico e estreia com o pé direito na Premier League. 

AGENDA:

O próximo compromisso do time de Thomas Tuchel é no próximo domingo (22). O Chelsea terá pela frente o clássico diante do Arsenal no Emirates Stadium. Já o Crystal Palace terá o duelo contra o Brentford no sábado (21) no Selhurst Park. 

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile