Clássico Mineiro deverá ter mais da metade dos titulares fazendo seu primeiro clássico
— Continua depois da publicidade —
Atlético e Cruzeiro vão se enfrentar pela primeira vez em quase um ano na próxima segunda-feira (13). O último clássico aconteceu na final do Campeonato Mineiro de 2022, na oportunidade, o Galo venceu a Raposa por 3 a 1 e saiu campeão do torneio.
De lá para cá, muitas coisas mudaram. O Cruzeiro foi campeão da série B e retornou à elite do campeonato Brasileiro após 3 anos. Já o Atlético teve um ano abaixo do esperado e não conseguiu títulos ao longo da temporada.
O Cruzeiro passa por um processo de reestruturação financeira e institucional após a compra da SAF pelo Ronaldo. Já o Atlético vive a expectativa de inaugurar sua arena e também se prepara para se tornar uma SAF.
Mas não foi só o extracampo que mudou, os jogadores das equipes também mudaram do ano passado para esse ano. O ENM mostra as novas e as velhas peças que vão disputar o clássico mineiro.
COMO FOI O ÚLTIMO CLÁSSICO?
No dia 02 de abril de 2022, as equipes foram à campo assim:
Atlético : Everson, Mariano, Rever, Nathan Silva e Guilherme Arana; Allan (Otávio, aos 39 minutos do segundo tempo), Jair (Eduardo Sasha, aos 42 minutos do segundo tempo), Zaracho e Nacho (Junior Alonso, aos 38 minutos do segundo tempo); Keno (Ademir, aos 10 minutos do segundo tempo) e Hulk.
Cruzeiro : Rafael Cabral, Rômulo, Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira (Mitcov, aos 36 minutos do segundo tempo), Pedro Castro (João Paulo, aos 15 minutos do segundo tempo) e Fernando Canesin (Adriano, aos 37 minutos do segundo tempo); Vitor Leque (Waguininho, aos 16 minutos do segundo tempo), Vitor Roque (Daniel Júnior, aos 24 minutos do segundo tempo) e Edu.
QUEM NÃO JOGA?
Pelo lado alvinegro, Jair, Nacho, Keno e Junior Alonso não são mais jogadores do Atlético. Já Arana e Zaracho estão lesionados, portanto esses certamente não jogarão o clássico.
Já no lado do Cabuloso, a formulação foi bem maior, ao total são 12 jogadores que deixaram o Cruzeiro e atuaram naquela partida: Romulo, Rafael Santos, Willian Oliveira, Mitcov, Pedro Castro, João Paulo, Canesin, Adriano, Vitor Leque, Waguininho, Vitor Roque e Edu.
QUEM VAI ESTREAR EM CLÁSSICOS?
No clássico que acontece no Independência, teremos vários jogadores estreando em clássicos.
Devido aos resultados adversos das últimas rodadas, é incerto o time que vai à campo pelo lado do Cruzeiro. Mas Willian, Cipriano, Gasolina, Ian Luccas, Nikão, Wesley, Bruno Rodrigues e Gilberto deverão fazer suas estreias, e já como titular em clássicos.
Pelo lado do Galo, Bruno Fuchs, Patrick, Edenílson, Pedrinho e Paulinho deverão começar a partida e fazer a estreia em clássicos. Outro que faz parte do elenco desde 2021, mas só fará sua estreia agora será o lateral esquerdo Dodô. O zagueiro Jemerson já jogou o clássico pelo Atlético, mas desde que retornou essa será a primeira vez que enfrenta o maior rival.
Vale reforçar que outras caras novas, provavelmente farão suas estreias ao longo da partida.
Talvez a principal estreia aconteça no banco de reservas do lado alvinegro. Enquanto Pezzolano disputou dois clássicos contra o Atlético, Coudet fará seu primeiro confronto contra o Cruzeiro.
NOVATOS PARA FICAR DE OLHO:
Gilberto chegou para ser o camisa 9 do Cruzeiro, o atacante ainda busca seu primeiro gol com a camisa celeste e o clássico é uma excelente oportunidade para marcar.
Paulinho mal chegou e já caiu nas graças da torcida. Fazendo um boa parceria com Hulk, o atacante tem tudo para brilhar e fazer uma boa partida.
FIGURINHAS CONHECIDAS:
Mas também teremos alguns jogadores que já atuaram em clássicos e inclusive estiveram naquela final de 2022. É verdade que não são muitos nomes, mas os capitães das equipes já jogaram o clássico: Hulk 3 vezes e o zagueiro Eduardo Brock 1 vez. Os goleiros também já atuaram antes, Rafael Cabral jogou 2 vezes contra o Galo e Everson já atuou 3 vezes contra o Cruzeiro.
OS RECORDISTAS EM CLÁSSICO:
Artilheiros: Hulk e Réver possuem 3 gols contra o Cruzeiro e são os que mais balançaram as redes no clássico.
Mais partidas: Réver provavelmente ficará no banco, mas o zagueiro alvinegro já jogou 16 vezes o clássico. Dos que vão começar a partida, Jemerson já enfrentou o rival celeste 9 vezes.
O jogo terá várias caras novas, mas a rivalidade é antiga. Certamente Cruzeiro e Atlético farão um jogo bastante interessante, e com objetivos diferentes. O Cabuloso precisa vencer para espantar a crise e buscar a classificação no mineiro. Já o Galo precisa vencer para chegar com mais confiança no confronto da Libertadores.