Mais Esportes
COB tem novo presidente eleito para os Jogos Olímpicos de 2028
Marco La Porta e Yane Marques serão os novos representantes do Comitê Olímpico Brasileiro, a partir do início de 2025.
— Continua depois da publicidade —
Marco La Porta e Yane Marques serão os novos representantes do Comitê Olímpico Brasileiro, a partir do início de 2025.
O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) anunciou, nesta quinta-feira (3), o novo presidente eleito que realizará a administração das equipes e atletas para as Olimpíadas de 2028, que ocorrem em Los Angeles. Após muitos embates para a decisão de quem deveria ser o presidente da instituição nessa nova fase, finalmente houve uma decisão e a chapa vencedora composta por Marco Antônio La Porta e Yane Marques foi eleita com 30 votos. Marco deu um depoimento sobre a vitória:
“ – Para mim, é um orgulho ter a Yane do lado. É o que nos propusemos a fazer, um Comitê unido. Aproveitar o investimento de maneira assertiva. Vamos dar muita alegria ao esportes brasileiro” – disse o novo presidente.
Sua vice, Yane Marques, é uma esportista pernambucana que já possui uma trajetória de conquista no esporte. Alguns de seus marcos foi se tornar bicampeã nos Jogos Pan – Americanos, conquistar a medalha de bronze nas Olímpiadas de 2012 em Londres, ser a única medalhista olímpica no pentatlo moderno, na América Latina e, principalmente, se tornou a primeira mulher a assumir a vice-presidência do COB. Após a eleição de hoje, ela disse:
“- Pela primeira vez na existência do Comitê Olímpico do Brasil, a gente tem uma mulher, uma mulher que não é só mulher. Eu sou mãe, esposa, filha, nordestina, medalhista olímpica e com muita vontade de aprender, de entregar o meu melhor neste projeto. A gente tem muita sintonia, muitos valores e princípios iguais, e que a gente vai colocar em prática” – disse a esportista.
Nesse novo mandato, Marco e Yane ficarão responsáveis pela organização, planejamento e preparação das equipes, durante o período de 2025 até a execução dos Jogos Olímpicos de 2028. Contudo, até que essa decisão fosse tomada, o COB passou por alguns conflitos envolvendo a candidatura para os cargos da presidência e da vice – presidência, visto que a função era exercida anteriormente por Paulo Wanderley Teixeira e pelo seu vice Alberto Maciel Júnior que estavam se candidatando novamente aos cargos, depois de dois mandatos.
Nesse sentido, a discussão sobre se seria certo ou não uma nova eleição da chapa dos atuais responsáveis do cargo – Paulo Wanderley e Alberto Maciel – foi resolvida através de uma votação acirrada de 30 a 25 votos, entre as chapas de La Porta e Paulo. Além dessa votação, também ocorreu a eleição para o Conselho de Administração que escolheu sete integrantes para fazer a gestão deste departamento, sendo eles:
- Felipe Barros – Enad Handebol
- Flávio Neves – Wrestling
- Flavio Padaratz – Surfe
- Jodson Gomes Júnior – Tiro esportivo
- Karl Anders Pettersson – Desportos da neve
- Radamés Lattari Filho – Vôlei
- Rafael Girotto – Canoagem