América-MG

Coelho na Série A: em 98, Oséas acabou com o sonho da permanência e rebaixou o América-MG no apagar das luzes

Publicado em

Foto: Reprodução/Youtube; Arte: ENM
— Continua depois da publicidade —

Atualmente, o sonho de qualquer torcedor do América-MG é que o clube, finalmente, fique na Série A e se consolide como um time de elite. No ano de 1998, isso quase aconteceu mas, no detalhe, o Palmeiras arruinou os planos dos americanos mundo afora.

Campeão brasileiro da Série B em 1997, o Coelho voltou à elite após cinco anos, com a expectativa de se firmar e viver tempos áureos na primeira divisão

A CAMPANHA

Publicidade

Pelo formato e regulamento da época, 24 times disputaram o Campeonato Brasileiro na primeira fase. Os quatro últimos foram rebaixados e os oito primeiros avançaram para o mata-mata. Na Série A de 98, o América-MG fez 23 jogos, ganhou seis, empatou cinco e perdeu 12. Com 23 pontos, o Alviverde foi rebaixado na última rodada, e o torcedor sentiu um dos gostos mais amargos possíveis na boca.

Coelho na Série A: nos embalos de Juca Show e King Cândido, América-MG fez sua melhor campanha na elite em 1973

PARANÁ, FLAMENGO, PALMEIRAS E OSÉAS

No penúltimo jogo do torneio, uma dura derrota por 2 a 0 para o Flamengo, com gols de Beto e Iranildo, deixou o América-MG ainda com grandes riscos de queda para a derradeira jornada final. Abrindo o Z4, estava o Paraná Clube, com 21 pontos. O Coelho, à frente, necessitava de uma simples mas difícil vitória contra o forte Palmeiras na última rodada, no Independência.

Quase veio. Focado e empurrado pela torcida, o América-MG entrou em campo focado na permanência na Série A. Aos 16 minutos da etapa inicial, Dimba abriu o placar para o time de Belo Horizonte, e ia deixando o clube na primeira divisão. Contudo, perto do fim, aos 42 minutos, Oséas, matador palmeirense, empatou a partida, e deixou o destino americano nas mãos do destino.

Em Curitiba, o mesmo Flamengo de outrora voltou a atrapalhar os rumos do Decacampeão. Por 2 a 1, o Paraná derrotou o Rubro-Negro, deixou a zona de rebaixamento e empurrou o Coelho ao abismo. O sonho da permanência foi interrompido.

Para saber tudo sobre América-MG siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile